TO registra aumento de 134% no número de mortes por Covid-19


https://jf1.one/Ij4QH

Idosa que esperava por UTI não resistiu — Foto: Arquivo Pessoal
Idosa que esperava por UTI não resistiu — Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhe


Entre 1º e 20 de junho desse ano, 220 mortes pela Covid foram confirmadas em todo o Tocantins. Os números divulgados nos boletins epidemiológicos são altos e superam em 134% os que foram divulgados no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 94 óbitos.

Uma das vítimas é a idosa Maria dos Anjos Soares de Abreu, de 71 anos, que perdeu a luta para a Covid-19 em 15 de junho, dois dias depois de conseguir uma vaga de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na capital.

Ela ficou quase cinco dias esperando por esse leito e a família se encheu de esperança quando a vaga finalmente apareceu. A moradora de Brejinho de Nazaré já tinha perdido o filho mais novo para a doença.

Também no dia 15 deste mês, mais uma perda abalou servidores da Polícia Civil do Tocantins. O delegado aposentado João Luiz Pompeu de Pina, de 61 anos, não resistiu após complicações causadas pela Covid-19. Dr. Pina, como era chamado, foi o fundador do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE), no estado.

A gerente de loja Denise Beiral foi diagnosticada com a doença. Ela e toda a família passaram dias de muita preocupação.

"O mais difícil nesse processo da Covid é que a gente se assusta, fica com bastante medo, de que a doença evolua, de que as coisas piorem".

O estado contabiliza, desde o início da pandemia, 192.524 casos positivos e 3.097 óbitos. Segundo a SES, do total de casos, 173.771 pacientes já se recuperaram e 15.656 pessoas estão com o vírus ativo, com acompanhamento e isolamento.

O advogado Gustavo Chaves faz parte do grupo de moradores que estão isolados por causa da doença.

"O único sintoma que manifestou foi a falta de olfato e um pouco de tosse e nariz entupido. Eu estou bem, estou isolado desde que descobri, para eu evite passar para outras pessoas".

Segundo os dados da Secretaria Estadual de Saúde, até a manhã desta segunda-feira (21), 10 pacientes aguardavam na fila por vagas, sendo cinco à espera de UTI e cinco, de leitos clínicos.

A esperança é a vacinação. Conforme o portal Integra, o estado recebeu 715.400 doses de vacinas e já aplicou 499.231.

A orientação dos especialistas é que os cuidados e respeito às normas sanitárias sejam mantidos. "Reforçar o uso de máscaras, evitar aglomerações e a vacinação também é muito importante. Nós estamos avançando com os números da vacinação, mas ainda não podemos baixar a guarda", ressaltou o médico Cleber Henrique da Silva.


Fonte: G1/TO

Tags : Balanço, coronavírus, Tocantins, mortes

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo