Governador do Tocantins cumpre quatro das 29 promessas de campanha em dois anos e meio de mandato


https://jf1.one/5Ne1m

Governador Mauro Carlesse (PSL) cumpriu quatro promessas de campanha em dois anos e meio de mandato — Foto: Divulgação/Governo do Estado
Governador Mauro Carlesse (PSL) cumpriu quatro promessas de campanha em dois anos e meio de mandato — Foto: Divulgação/Governo do Estado

Compartilhe


Em dois anos e meio de mandato, o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL), cumpriu quatro das 29 promessas feitas durante a campanha eleitoral de 2018. Em termos percentuais, isso significa que Carlesse cumpriu 13,79% dos compromissos que assumiu. A média nacional entre todos os governadores de estados e do Distrito Federal é de 26%.

Entre o levantamento anterior, realizado quando o governador completou um ano de mandato, e agora houve mudanças no status de algumas promessas que eram considerados já cumpridas. Elas precisaram ser revistas porque deixaram de acontecer conforme o planejado entre a checagem anterior e a atual.

É o caso do compromisso de criar novos horários de atendimentos no Detran. Em 2019 os horários haviam sido criados em 17 unidades no estado, mas o horário voltou a ser reduzido durante a pandemia de Covid-19 e por isso o público não pode mais desfrutar dos benefícios desta promessa.

O compromisso com relação a promoções dos policiais militares também passou por revisão. No primeiro ano do mandato as promoções previstas na lei foram cumpridas, com 1.541 militares atendidos. Porém, em 2021, o número de promovidos foi menor do que a quantidade de servidores que teria direito, como admitiu o próprio governador na data do anúncio. Além disso, os pagamentos destas promoções só devem ocorrer em 2022, também por causa da pandemia.

Entre as 29 promessas, há oito que foram cumpridas em parte. Exemplos são a revisão dos contratos públicos do estado, que foi iniciada, mas não concluída e também a construção de 'barraginhas', porque algumas foram construídas, mas o número ficou abaixo do prometido. As outras 17 promessas ainda não foram cumpridas.

As quatro promessas consideradas já cumpridas neste levantamento são: reduzir o limite de gastos de pessoal, criar fórum permanente com a população, promover o retorno da Fundação Cultural do Tocantins e revitalizar o museu estadual.


Fonte: G1/TO

Tags : Mauro Carlesse, promessas, Tocantins, política

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo