Ampliação da vacinação faz índices da covid-19 despencarem no Tocantins


https://jf1.one/XOHWm

Dados do Integra Saúde registram queda nos indicadores da doença, de março a julho deste ano- Foto: Saúde/Governo do Tocantins
Dados do Integra Saúde registram queda nos indicadores da doença, de março a julho deste ano- Foto: Saúde/Governo do Tocantins

Compartilhe


Com regularidade e ampliação da vacinação contra a covid-19, o Tocantins já enxerga a queda dos índices da doença no Estado. Dados do Integra Saúde registram queda nos indicadores da covid-19, de março a julho deste ano, cujo maior percentual registrado foi em óbitos, com 58%. Em março de 2021 - pico pandêmico - foram contabilizados 640 óbitos; em julho, este número caiu para 120. A queda pôde ser verificada mês a mês - abril, 516 (19%); maio, 345 (33%); junho, 283 (18%); e julho, 120 (18%).

Na visão do responsável técnico pelo sistema Integra Saúde, Ullannes Passos Rios, "essa informação é essencial em um momento de pandemia como este. O processo de monitoramento da covid-19, que foi implantado no Integra Saúde, nos permite medir uma série de indicadores que subsidiam as tomadas de decisão por parte do gestor, conferindo-lhe segurança e assertividade nas ações de enfrentamento a essa doença".

O comparativo deste ano traz outro dado positivo, os casos confirmados pela doença também estão em acentuada queda. No mês de março, foram confirmadas 30.851 pessoas contaminadas; em julho, este dado baixou para 10.519 – uma redução de 40%. A diminuição dos casos também chegou às unidades hospitalares que possuem leitos exclusivos para tratamento da covid-19. Em março, 364 pessoas receberam atendimento nos leitos. Este número subiu em abril 6% (387) e maio 4% (404), mas iniciou queda significativa nos dois meses seguintes, junho e julho, respectivamente 364 e 300 internações – redução de 10% e 18%.

“Todos os números reafirmam que estamos no caminho certo, para conter esta doença. As medidas de prevenção devem continuar até que a população esteja imunizada com as duas doses. Os gestores municipais devem incentivar e buscar suas populações para aplicação da segunda dose. Atualmente, atingimos 15% de imunização, contudo, este dado poderia ser bem maior, considerando a quantidade de pessoas que não retornaram para a finalização do ciclo vacinal. Este fato é preocupante e pode levar todo um trabalho ao fracasso com o advento de novas variantes”, alerta o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.

Eficácia


“Os índices demonstram que a vacinação, utilizando qualquer imunizante disponível, e as medidas de prevenção seguem dando resultado. Muito se questiona a respeito da eficácia das vacinas, mas a realidade é outra. Com a vacinação, o Tocantins está reduzindo os números da doença, o que comprova a eficácia dos imunizantes”, ressalta Perciliana Bezerra, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

Atualmente, o Tocantins está recebendo do Ministério da Saúde os imunizantes da Pfizer, da CoronaVac, da AstraZeneca e da Janssen. 

Vacinação


Nesta sexta-feira, 6, o Tocantins atingiu 15,24% da população totalmente imunizada. Já foram aplicadas 887.410 doses, destas 645.023 como primeira dose, o que representa 40,56% da população com uma dose. Outras 27.909 receberam dose única, além de 214.478 que já receberam a segunda dose e fecharam o ciclo vacinal.


Fonte: Secom-TO

Tags : Covid, vacinação, balanço

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo