Hospital Regional de Araguaína conta agora com tomógrafo na unidade


https://jf1.one/nwWg1

Unidade ganha na agilidade para emissão dos laudos- Foto: SES/Governo do Tocantins
Unidade ganha na agilidade para emissão dos laudos- Foto: SES/Governo do Tocantins

Compartilhe


Os pacientes acolhidos pelo Hospital Regional de Araguaína (HRA) contam agora com a eficiência e precisão de um aparelho de tomografia instalado dentro da unidade. O tomógrafo faz parte dos serviços de telerradiologia, recentemente contratados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), e é capaz de detectar mínimas alterações em ossos, tecidos e órgãos. Por consequência, isso aprimorará ainda mais a qualidade da assistência oferecida na unidade hospitalar.

Segundo o ortopedista e diretor técnico do HRA, Sérgio Nogueira Aguiar, “ter um aparelho deste na unidade é de suma importância, pois antes tínhamos que levar o paciente para fora do hospital. A locomoção acarretava instabilidade no quadro clínico, além do trabalho que a equipe tinha em fazer este deslocamento. Agora, com o tomógrafo dentro do hospital, os exames são feitos com mais conforto, celeridade e temos com isso uma melhora considerável no atendimento, na evolução do paciente e na rapidez do prognóstico”.

Além dos benefícios mencionados pelo diretor, o tomógrafo trouxe economicidade para o erário público. “Antes, além do tempo que demandava em solicitação de locomoção de pacientes, tínhamos ainda os custos no transporte, principalmente com os pacientes que precisavam de UTIs [Unidades de Terapia Intensivas] móveis. Outro grande benefício é a agilidade nos laudos, que passarão a ser de até no máximo 72 horas. Para pacientes de urgência e emergência, o laudo sai em duas horas, já para pacientes internados o prazo é 24 horas; e no caso de pacientes de Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), 48 horas. Para os ambulatoriais, 72 horas”, destaca a superintendente de Unidades Próprias da SES, Elaine Sanches.

“Ver o Hospital Regional de Araguaína equipado para atender a demanda dos usuários do Sistema Único de Saúde é uma grande conquista, pois a primeira vez que estive na unidade senti esta necessidade. Um hospital com 250 leitos e com um grande fluxo, principalmente de pacientes com traumas, precisa de uma rápida conclusão de diagnóstico e definição da conduta terapêutica. Com isso, ganhamos em qualidade na assistência e otimizamos o giro de leitos, o que aumenta ainda mais a capacidade de atendimentos no local”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini.

HRA


O Hospital Regional de Araguaína (HRA) é uma unidade de média e alta complexidade, classificado como unidade de Porte III, que atende pacientes do Tocantins, do sul do Pará e do Maranhão. Criado em 1970, o hospital tem 260 leitos de internação, sendo 35 de UTI, sendo 7 para covid-19 e 18 gerais, e centro cirúrgico com seis salas em funcionamento.

Além da parte central, onde funciona o Pronto-Socorro, alas de internação e o centro cirúrgico, o HRA possui outros seis anexos de atendimento: Anexo Administrativo, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), Ambulatório de Oncologia Clínica, Casa de Apoio Glória Morais, Centro de Alta Complexidade (CAC) e Centro de Reabilitação (Reabilito).

Especialidades


Cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia vascular, cirurgia buco-maxilo-facial, cirurgia bariátrica, neurocirurgia, clínica médica, ortopedia e traumatologia, nefrologia, psiquiatria, oncologia, ginecologia, urologia e hematologia.


Fonte: Secom-TO

Tags : Araguaína, tomografia, exames, hospital regional

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo