Governador Wanderlei Barbosa lança Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação


https://jflink.tk/YGiA3

Governador Wanderlei Barbosa lança Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação
Governador Wanderlei Barbosa destaca que as ações do programa vão contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado, em todas as áreas do conhecimento- Foto: Anton

Compartilhe


O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, lança nesta quinta-feira, 10, às 14 horas, na sala de reuniões do Palácio Araguaia, em Palmas, o Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O evento tem como público-alvo a comunidade científica e os gestores públicos, visando apresentar um pacote de ações que favoreça ainda mais o desenvolvimento do Estado, por meio de projetos nas mais diversas áreas do conhecimento, desenvolvidos por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

Dentre as ações apresentadas estão o Projeto do Parque Tecnológico do Tocantins; assinatura de Termos de Outorga pelos pesquisadores do Bolsa Produtividade – primeira fase; assinatura do Termo de Convênio entre Fapt e o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); entrega dos cartões de custeio aos coordenadores dos projetos do Programa de bolsas da Capes/Fapt; entrega da obra do Laboratório de Referência Animal (Lara); entrega de veículos do Projeto Estruturante; Pré-lançamento do Edital Programa Centelha TO; instituição do Marco legal de CTI e outras ações.

O governador Wanderlei Barbosa destaca que todas essas ações vão contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado, em todas as áreas do conhecimento, principalmente na saúde e na educação. “O Programa Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação é um vetor de desenvolvimento para o Estado, o qual vai marcar a história do Tocantins”.

Segundo o presidente da Fapt, Márcio Silveira, as ações serão realizadas, em curto, médio e longo prazo, a exemplo de algumas que já estão em andamento e do edital Bolsa Produtividade, que apoia pesquisadores com qualificação e formação de recursos humanos na área da pesquisa científica, uma ação que há 30 anos nunca havia sido feita no Estado.

“O evento vai propiciar a apresentação de inúmeras ações que fazem parte do Programa de Ciência e Tecnologia, as quais vão sustentar a implantação do Parque Tecnológico, em médio e longo prazo, pois o projeto do empreendimento está em fase licitatória e com emenda parlamentar, que vai contribuir de forma significativa para construção do Centro de Inovação, uma ação que vai aproximar a comunidade científica do setor produtivo”, explica Márcio Silveira.


Fonte: Secom-TO

Tags : Governador, Wanderlei, Barbosa

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo