Campanha de vacinação contra a Influenza e Sarampo tem baixa adesão da população tocantinense


https://jf1.one/fkHZe

No Tocantins campanha de vacinação da Gripe e Sarampo tem baixa procura- Foto: Nielcem Fernandes. Foto: Governo do Tocantins
No Tocantins campanha de vacinação da Gripe e Sarampo tem baixa procura- Foto: Nielcem Fernandes. Foto: Governo do Tocantins

Compartilhe


Um dos grandes avanços para controle das doenças no mundo, as vacinas estão passando por período de descrédito, o que promove o retorno de diversas doenças, a exemplo do Sarampo e a Influenza (Gripe). Situação vivenciada no país e no Tocantins, a campanha de vacinação contra estas duas doenças estão com baixa cobertura vacinal o que deixa uma grande parte da população vulnerável.

A campanha segue até o dia 03 junho em todo país e o Tocantins não atingiu nenhuma das metas estipuladas. Todos os públicos alvos estão abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde (MS). A cobertura vacinal da Influenza no Estado tem como meta vacinar 90% do público, estimado em 516.917 pessoas, sendo aplicadas apenas130.442 doses. Porgrupos prioritários o Tocantins só vacinou 27,10%das crianças acima de 6 meses de idade, 25,60% das gestantes, 19,90% puérperas, 40% dos idosos, 46% dos trabalhadores da Saúde, 24,50% dos indígenas e 24,7% dos professores.

“Avacinaçãoé a forma mais eficaz de prevenir a Influenza (gripe) e proteger as pessoas com maior risco de desenvolver complicações desta doença. A vacina é segura, evita casos graves e óbitos”, disse a gerente de Imunização Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), Diandra Sena, complementando que “em relação ao Sarampo, essa doença já foi controlada no Brasil e hoje há registros de surtos, situação ocasionada devido a baixa adesão da vacinação infantil, mesmo com a oferta da vacina gratuita nas unidades básicas de saúde. A vacinação infantil vem caindo, só conseguimos atingir 28,16% das crianças na campanha de vacinação do sarampo, de um total de 110.873 crianças de 6 meses a menores de 4 anos”, lamenta a técnica.

Gripe


A gripe é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. Ela é provocada pelo vírus da influenza e tem grande potencial de transmissão.O vírus se propaga facilmente, levando a casos leves, mas, também, a casos graves, que aumentam as taxas de hospitalização e provocam a morte de pessoas mais vulneráveis à doença.

Sarampo


É uma doença infecciosa grave, provocada por vírus, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, podendo ser contraída por pessoas de qualquer idade. É caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina que protege contra o sarampo é a tríplice viral, que também previne contra a caxumba e a rubéola.


Fonte: Secom-TO

Tags : Saúde, vacinação, sarampo, influenza, Tocantins

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo