Como dar comandos à placa Wi-Fi da Garen através da Alexa e do Google Assistente


https://jf1.one/9NfbL

Foto: Reprodução/YouTube
Foto: Reprodução/YouTube

Compartilhe


No cenário crescente da automação residencial, muitas pessoas têm adquirido módulos Wi-Fi, principalmente da marca Garen para automatizar o controle de seus portões de garagem e integrá-los com dispositivos como a Alexa e o Google Assistente.

Inicialmente, a configuração dos comandos de voz com a Alexa e o Google Assistente pode parecer desafiadora, requerendo o pareamento nos aplicativos G.Smart 4.0, Tuya Smart, Smart Life, entre outros.

Ao solicitar à Alexa a abertura do portão, os usuários podem se deparar com a seguinte mensagem: "Abra o portão da garagem manualmente. Para ativar a abertura por voz, acesse o aplicativo Alexa, vá até 'Dispositivos' e ajuste as configurações de abertura do portão da garagem". Enquanto isso, o Google Assistente solicita um código de segurança, tornando aparentemente "impossível" configurar a funcionalidade desejada.

É importante ressaltar que, para garantir o sucesso dessa solução, é essencial verificar a integridade do seu portão no aplicativo. Qualquer discrepância, como a inversão entre o estado físico (portão fechado) e o estado no aplicativo (portão aberto), indica uma possível reversão na fiação do motor.

Nesse caso, é altamente recomendável entrar em contato com um eletricista ou técnico especializado para realizar a correção do cabeamento. Embora não seja uma tarefa intrinsecamente difícil para aqueles com experiência em eletrônica, é crucial exercer extrema cautela, pois existe um risco significativo de choque elétrico. Qualquer erro durante esse processo pode resultar na queima da placa do motor Garen. Portanto, a segurança deve ser a prioridade máxima ao lidar com essa correção.

No entanto, existe uma solução para essa situação. Recomenda-se o uso do aplicativo Tuya Smart para resolver esse impasse, visto que o G.Smart 4.0 não é compatível com essa integração.

Para aqueles que já utilizam outros aplicativos, aconselha-se desvincular e emparelhar novamente o módulo Wi-Fi Garen no aplicativo Tuya. Essa abordagem pode ser tentada com outros aplicativos, desde que não seja o G.Smart.

Uma vez que o módulo Wi-Fi Garen esteja emparelhado com o aplicativo Tuya, é recomendável renomeá-lo como "Portão da Garagem" ou algo semelhante.

Não se esqueça de instalar a habilidade (Skill) do aplicativo Tuya na Alexa e vinculá-la também ao Google Assistente.

Em seguida, volte à página inicial do aplicativo Tuya e siga os seguintes passos:

1. Clique no sinal de adição (+) para criar uma nova cena.
2. Escolha a opção "Executar".
3. Na seção "Então", clique no sinal de adição (+).
4. Selecione "Controlar um único dispositivo".
5. Escolha o seu portão e selecione "Portão 1".
6. Marque a opção "Ligar" (On) e clique em "Salvar".
7. Clique em "Próximo", seguido de "Salvar" novamente, e atribua um nome, como "Portão".


Após salvar essas configurações, o Google Assistente e a Alexa reconhecerão automaticamente a cena. Por exemplo, a Alexa responderá ao comando: "Alexa, ative o portão".

É importante destacar que você pode personalizar ainda mais essa integração criando rotinas no aplicativo Alexa. A partir daí, você poderá escolher a frase desejada para abrir o portão e selecionar a ação da rotina como a cena criada no aplicativo Tuya.

No caso do Google Assistente, não é necessário tomar nenhuma medida adicional. Basta usar os comandos de abrir e fechar, que funcionarão normalmente.

Dessa forma, simplificamos o processo de integração dos módulos Wi-Fi da Garen com assistentes de voz, tornando a automação residencial mais acessível e conveniente para todos.

Tags : Garen, módulo wi-fi, erro ao abrir portão, Alexia, G Smart, Tuya Smart, Nova Digital, integração, tecnologia, portão da garagem, Garen portões

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo