Saúde ressalta que Tocantins não tem casos confirmados de Sarampo


https://jf1.one/AYx2L

Foto: Divulgação/Romolo Tavani
Foto: Divulgação/Romolo Tavani

Compartilhe


Com o aumento do número de casos de Sarampo em território brasileiro, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), esclarece que não há confirmação da doença no Tocantins. O último caso confirmado no Estado foi em 2000.

Segundo a enfermeira técnica da área de Saúde, Eliana Ribeiro, o sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo ser grave, evoluir com complicações infecciosas e levar a óbito, por isso é de suma importância a vacinação.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema, até quatro dias após.

Sinais e sintomas

Caracteriza-se por febre alta, acima de 38,5°C, exantema máculo-papular generalizado (manchas vermelhas na pele), tosse, coriza, conjuntivite e manchas de Koplik (pequenos pontos brancos na mucosa bucal, antecedendo o exantema).

Complicações

Febre por mais de três dias após o aparecimento do exantema é um sinal de alerta e pode indicar o aparecimento de complicações, como infecções respiratórias, otites, doenças diarréicas e neurológicas. É durante o exantema que, geralmente, se instalam as complicações sistêmicas, embora a encefalite possa aparecer após o 20º dia. Na ocorrência dessas complicações, a hospitalização pode ser necessária, principalmente em crianças desnutridas e em imunocomprometidos.

Vacina

A vacina é a única forma de prevenir a ocorrência do sarampo na população. A vacina tetra viral é oferecida na rotina aos 15 meses de idade para as crianças que receberam a vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) entre 12 e 14 meses de idade. É estabelecida a meta de 95% de cobertura vacinal, de forma homogênea, em todos os municípios.

Caso ela não tenha recebido a tríplice antes dos 15 meses, esta deverá ser administrada, devendo ser agendada a tetra viral pelo menos 30 dias após a tríplice até os 4 anos 11 meses e 29 dias.


Fonte: Secom-TO

Tags : Sarampo, saúde, Tocantins

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo