Pais de recém-nascidos reclamam da falta de vacina nas unidades de saúde de Filadélfia


https://jf1.one/t4bQf

Secretaria de Saúde de Filadélfia-TO – Foto: Luzivaldo/JF
Secretaria de Saúde de Filadélfia-TO – Foto: Luzivaldo/JF

Compartilhe


Os pais de recém-nascidos de Filadélfia denunciam a falta de vacina nas unidades de saúde do município. Um dos pais que preferiu não se identificar disse ao JF que tenta vacinar seu filho a 3 meses e vai até os postos de saúde em baixo de sol quente, ao chegar lá é informado que não tem a vacina.

O JF procurou o diretor do hospital municipal e o mesmo informou que não saberia informar o motivo das faltas de vacinas e pediu para entrarmos em contato com o PSF e conversar com a responsável pelas as vacinas das unidades.

Dirigimos até o PSF e fomos atendido pela a técnica em enfermagem identificada como Shirlene, que também trabalha na sala de vacinas. Shirlene disse ao JF que apenas uma vacina que é a de 2 meses, conhecida como pentavalente está em falta e classificou como um problema nacional.

“Eu gostaria que os pais que denunciaram viesse falar comigo, porque quando a criança nasce em Araguaína, eles já vem de lá vacinada. A única vacina que está em falta é a 'pentavalente', mas ela está em falta em todo o Brasil, não é só aqui, é um problema geral”, diz ela.


Shirlene alega que os pais não colabora com o agendamento e isso atrapalha porque são poucas doses que o município recebe para abastecer Filadélfia e Bielândia.

“A pentavalente está incluída no calendário da criança de 2, 4 e 6 meses. Ela está em falta a 2 meses, geral no Brasil, em setembro ela veio apenas 8 doses e não deu pra nada praticamente, quando foi no final de outubro ela veio 24 doses pra abastecer Filadélfia e Bielândia. A gente agenda para o paciente trazer a criança em uma data, mas não trazem na data que a gente agenda, eles trazem 10 dias depois quando já acaba as doses. São poucas doses e isso é um problema nacional, não é um problema de Filadélfia", conclui.


Ao finalizar, Shirlene reafirma que tem todas as vacinas disponíveis, exceto a pentavalente.

“Só está em falta a pentavalente, todas as outras vacinas estão disponíveis na geladeira da sala de vacinas. Peço que os pais venham falar comigo. Alguns pais me perguntam se eles podem ir em Carolina, eu informo diretamente que não garanto que lá tenha a vacina, mas também não digo para eles não irem”, finalizou.


Buscamos fontes que confirme que a falta da vacina seja um problema nacional, podemos dizer que sim. Uma matéria da revista Veja confirma o fato, você pode ler clicando aqui.

Tags : Vacina, pentavalente, doses, falta de vacina, Filadélfia, PSF, Bielândia

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo