Coronavírus pode preocupar o Carnaval deste ano, alerta especialistas


https://jf1.one/BMs0Y

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compartilhe


O misterioso vírus denominado como Coronavírus de possível origem na China, pode preocupar os foliões do Brasil nesta época de carnaval, alerta especialistas.

Isso porque a transmissão entre humanos se dá através do contato físico, pelo ar ou por secreções. Ainda não se sabe exatamente como acontece o contágio, mas sabe-se que o vírus é transmitido com facilidade. A única recomendação que o ministério da saúde tem no momento é higiêne dobrado.

Embora o ministério da saúde disse que o vírus ainda não preocupa o carnaval: “Não temos nenhuma recomendação específica de comportamento para o Carnaval, a não ser lavar as mãos repetidas vezes durante o dia com água e sabão, evitar levar as mãos não lavadas à boca e ao nariz, evitar compartilhamento de objetos, copos e talheres, limpar objetos e superfícies tocadas com frequência”, afirmou o Mandetta.

Especialista, no entanto, reconhece que o risco de propagação do vírus é maior durante o evento. Entenda:

Durante a festa nacional, o Brasil recebe diariamente vários estrangeiros de diversos países, inclusive da China. Devido o grande volume de pessoas durante as folias, o contato físico pode facilitar a contaminação — afinal, não sabemos quem está infectado, algumas pessoas pode não apresentar os sintomas.

Sintomas de infecção por coronavírus:
- Febre.
- Tosse alta.
- Falta de ar e dificuldade para respirar.
- Problemas gástricos.
- Diarreia.

O vírus está se espalhando pelo o mundo, no Brasil já tem três casos de Coronavírus confirmados em três estados, entre eles: Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. O ministério da saúde elevou o caso para o nível 3: 'perigo iminente'. Na China onde é o epicentro do vírus, já matou pelo menos 132 pessoas, sendo que tem mais de 5,5 mil pessoas internadas com suspeita da doença.

Neste link você pode consultar tudo que se sabe até agora sobre esse vírus e como se prevenir.

Tags : Coronavírus, Carnaval, epidemia, vírus, China, Brasil, folia

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo