Araguaína registra o 1° caso suspeito do novo Coronavírus; paciente segue isolado


https://jf1.one/oNd1F

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compartilhe


Um caso suspeito do novo coronavírus está sendo monitorado pelas autoridades no Hospital de Doenças Tropicais em Araguaína (HDT). É o 1º registro de caso suspeito na cidade e já foi comunicado pela direção da unidade à Secretaria Municipal de Saúde, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde. A informação é do portal 'AF Notícias'.

O paciente está em área de isolamento e aguarda resultados de exames conclusivos. Não foram divulgadas informações sobre a identidade do paciente.

A Prefeitura de Araguaína disse que já tem um plano de contingência para enfrentar o novo coronavírus, principalmente em razão do grande número de pessoas que a cidade receberá neste fim de semana para realização das provas do concurso público. São mais de 30 mil candidatos inscritos.

As medidas foram anunciadas pelo prefeito Ronaldo Dimas e pela superintendente de Atenção Especializada do Município, Ana Paula dos Santos, durante coletiva à imprensa na tarde desta sexta-feira (13).

"Devemos ter o resultado dos exames em breve e esperamos que seja negativo, mas o fato é que dificilmente a gente vai se tornar uma ilha. Mais cedo ou mais tarde algo nesse sentido deve acontecer aqui. Se não for agora, tudo leva a crer que em breve esse vírus vai estar por aqui", disse o prefeito.

Quanto ao concurso, Dimas afirmou que será disponibilizado álcool em gel para todos os candidatos e máscaras para aqueles que apresentarem sintomas como tosse. Quem tiver sintomas mais fortes será isolado em outra sala. Dimas pediu ainda que todos os candidatos usem máscaras, na medida do possível.

O prefeito orientou ainda que as pessoas com sintomas mais simples de gripes devem procurar primeiramente as Unidades Básicas de Saúde. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atenderá os casos mais graves.

"A medida emergencial se deu devido a uma pessoa estar com a suspeita do vírus em Araguaína, à vinda de pessoas de outras localidades para realização do concurso e o atendimento em locais públicos", explicou a prefeitura.

Palmas tem dois casos suspeitos. São duas jovens de 22 e 26 anos que estiveram recentemente viajando pela Europa, inclusive na Itália, onde há o maior número de casos confirmados.


Fonte: AF Notícias

Tags : Coronavírus, Araguaína, Tocantins, suspeito, caso, HDT

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo