Secretaria Municipal de Saúde de Filadélfia emite nota sobre o possível caso de coronavírus em assentamento


https://jft.news/KxaVM

Secretaria Municipal de Saúde de Filadélfia emite nota sobre o possível caso de coronavírus em assentamento
Secretaria Municipal de Saúde de Filadélfia-TO. – Foto: Jornal de Filadélfia

Compartilhe


A Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota neste sábado (25) sobre o possível caso de coronavírus em assentamento da região de Filadélfia, de acordo com a nota, os envolvidos tiveram contato com uma pessoa de outra família que apresentou os sintomas do covid-19.

A secretaria disse que está tomando as devidas providências em enfrentamento de acordo com as normas do covid-19 e fará avaliação da família de 48 a 48 horas, em atendimento domiciliar.

Leia abaixo a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Filadélfia, relata quanto ao possível contato da família que reside no assentamento associação Vale do Ponte, chácara São Sebastião, região próximo ao povoado grotão (quilombolas) município de Filadélfia-TO, onde tramita divergências de informações, por esse motivo esta secretaria embasada em relatos dos membros da família acima citado apurou os seguintes fatos: que, um membro da família pertencente a nossa municipalidade, teve um contato inusitado com outro membro de uma família de outro município, família esta, que tem um dos seus membros em observação, devido a um possível contato com uma pessoa que apresentou sinais e sintomas sugestivo ao vírus covid-19.

Esta Secretaria após elucidada das informações acima citada, diligenciou uma equipe com os seguintes agentes: Coordenador da VISA Municipal, Fiscal Sanitário e Motorista, para a realização do atendimento presencial desta família.

A Secretaria Municipal de Saúde, esta tomando as devidas precações frente ao enfrentamento ao covid-19, realizando o atendimento e orientação sob o isolamento domiciliar de 14 dias com prescrições de medicamentos necessárias para os casos de síndromes gripais sem maiores complicações ou sem comorbidades de riscos, pois estas serão conduzidas pela Estratégia de saúde da Família e Atenção Primaria.

Com relação às avaliação de alterações de sinais e sintomas de todos os familiares da família em questão, para possível suspeita de covid-19, os membros serão monitorados por 14 dias, e se apresentar os seguintes sinais e sintomas: tosse, coriza, febre, obstrução nasal, dificuldade respiratória, serão reavaliados a cada 48 horas, podendo ser por via presencial ou tele-atendimento, conforme Portaria nº 467 de 20 de março de 2020.

É importe frisar que estamos amparado frente as normas dos protocolos para atendimento em nossas Unidades Básicas de Saúde em casos leves, já em casos considerados graves os mesmo serão encaminhados para nossa referencia.

Outrossim é importante salientar que em casos de observações, monitoramento ou positivos para covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde, divulgara imediatamente por meio de boletim eletrônico todas essas informações preliminares.

Tags : Coronavírus, Filadélfia, secretaria, covid-19.

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo