Anvisa autoriza importação de 6 milhões de doses da vacina chinesa


https://jf1.one/B28UY

Foto: Divulgação/Ilustração
Foto: Divulgação/Ilustração

Compartilhe


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou nesta sexta-feira (23) a importação de 6 milhões de doses da CoronaVac, vacina chinesa que deverá ser produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

A decisão não trata do pedido feito pelo governo paulista para que seja liberada a importação de insumos para produção da vacina no Brasil.

A vacina está atualmente em desenvolvimento e na terceira fase de testes. Ela é produzida pela Sinovac, farmacêutica chinesa, e ainda não foi liberada para uso.

46 milhões de doses previstas


No total, o governo paulista fechou contrato com a Sinovac para a aquisição das 46 milhões de doses da CoronaVac. Essas primeiras 6 milhões virão prontas da China e as outras 40 milhões serão envasadas e rotuladas no Instituto Butantan a partir de material que será importado.

Mais cedo, também nesta sexta-feira, o diretor do Butantan, Dimas Covas, disse que o cronograma estipulado pelo governo de São Paulo para a produção da CoronaVac estaria mantido, independentemente de um suposto atraso da Anvisa em liberar a importação de matéria-prima da China.

No mesmo dia, a agência negou o entrave e liberou a compra das doses, mas a questão da importação da matéria-prima ainda não foi esclarecida.

"No momento o que nos importa é a matéria-prima, exatamente porque a fábrica, nossa linha de produção, está nesse momento parada aguardando a chegada dessa matéria-prima", disse Dimas Covas, em entrevista ao Jornal Nacional.


Fonte: G1

Tags : Vacina, coronavac, covid-19, antídoto, vacina chinesa

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo