Saúde confirma variante amazonense da covid-19 no Estado do Tocantins


https://jft.news/YZtix

Saúde confirma variante amazonense da covid-19 no Estado do Tocantins
Foto: Saúde/Gov. do Tocantins

Compartilhe


O secretário estadual da saúde, Edgar Tollini, informou nesta quarta-feira (24) que o Tocantins confirmou uma nova cepa do coronavírus no estado. A variante brasileira, identificada no Amazonas no início do ano, foi diagnosticada em um paciente de Manaus que estava internado na rede particular de Palmas.

Nós enviamos 41 exames de pacientes para o instituto Adolfo Lutz, que é o responsável pelo sequenciamento genético para definir novas cepas. Ontem [terça-feira] nos recebemos 17 resultados, destes 17 resultados um paciente foi diagnosticado com a nova cepa, que é a cepa de Manaus”, explicou o secretário.

O paciente é um homem de 44 anos que estava internado desde o dia 19 de janeiro em Palmas. Ele teve alta da unidade hospitalar e ainda deve retornar para o estado de origem.

Segundo o secretário, o homem chegou ao Tocantins por meio de um convênio particular e não faz parte dos pacientes do Amazonas que foram transferidos pelo SUS em janeiro.

Especialistas afirmam que a variante brasileira tem potencial de reinfectar quem já teve Covid-19. Além do Tocantins, pelo menos outros 17 estados brasileiro registraram casos da nova cepa.

"Apesar de estarmos ouvindo falar que a cepa é uma cepa mais violenta, que pode infectar mais, que tem uma capacidade de transmissibilidade mais alta, mas esse paciente pelo menos saiu bem", afirmou Tollini.


Ainda segundo o secretário, o estado aguarda o resultado de 24 outras amostras que foram enviadas ao instituto para sequenciamento genético. "O resultado chega depois, mas o mais importante é que a gente monitora o Cievs nacional com os dados avisando que o estado do Tocantins já apresentou paciente internado ou portador da cepa nova. Estamos aguardando os outros resultados.


Fonte: G1/TO

Tags : Saúde, variante do Manaus, covid-19, Tocantins

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo