Calebe Martins sugere a criação de uma Usina de Reciclagem em Filadélfia


https://jf1.one/CiDem

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compartilhe


O ex-candidato a vereador de Filadélfia, Pastor Calebe Martins (Podemos) foi convidado pelo o Secretário de Turismo, Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Filadélfia, Sávio Santos, para uma reunião no dia 18/06, relacionada a 'integração entre o poder público e a sociedade', que de fato aconteceu na semana do meio ambiente.

Nesta reunião, Calebe Martins aproveitou para apresentar um projeto que é bastante útil para o diminuir o impacto no meio ambiente em Filadélfia causado pelo o acúmulo de lixo. A solução apresentada foi a criação de uma pequena usina de reciclagem.

O projeto foi entregue para o secretário Sávio Santos e ao presidente da Câmara Legislativa, Joãozinho da Ambulância (PV), que se comprometeu em apoiar a proposta.

A justificativa da proposta surgiu da necessidade de minimizar os impactos causados pelo lixo. Tendo em vista que atualmente município de Filadélfia, não possui um sistema de tratamento de resíduos sólidos, o presente trabalho tem por objetivo propor um modelo de implantação de uma Pequena Usina de Reciclagem de resíduos sólidos na busca de diminuir a agressão ao meio ambiente bem como promover o aumento de renda em áreas carentes e colaborando com propósito de contribuir com a melhoria da qualidade de vida.

Para que a pequena usina de reciclagem possa funcionar necessita-se de um terreno para construção de um galpão, uma esteira de separação, prensa hidráulica, balança, lixeiras coletiva seletiva, veículo para coleta entre outros. (Veja um exemplo abaixo)

imagem
Exemplo de uma Usina de Reciclagem. — Foto: negeciao.com

Em resumo, é um baixo investimento visando um grande retorno para o município, tanto social, econômico e ambiental, pois com o projeto, o meio ambiente será menos agredido.

Ao JF, Calebe Martins comentou sobre o projeto. “Sabemos que reciclagem é fundamental para diminuir a quantidade de resíduos que são enviados aos aterros sanitários. A prática da reciclagem evita a poluição de ecossistemas e amplia o reaproveitamento de itens que já foram inseridos no mercado, minimizando os impactos de uma nova produção”, pontuou.

Ele lembra da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que foi aprovado em 2010, para a elaboração desse projeto, para Calebe, o lixo tem valor.

“Com o objetivo de estabelecer normas para o gerenciamento dos resíduos no país, foi aprovado em 2010 a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), marco legal da sustentabilidade. Entre suas medidas, responsabiliza a cadeia de produção e consumo pelo ciclo de vida dos produtos com a aplicação da logística reversa, ou seja conjunto de ações desenvolvidas pelo poder público, empresas, catadores e sociedade em geral. Seu lixo tem valor”, enfatizou.


Segundo Calebe, se o projeto for adiante, ajudará muito Filadélfia em benefícios para a população. “Uma proposta simples, mas que vai gerar muitos benefícios ao nosso município de Filadélfia-TO”, finalizou.

Tags : Lixo, reciclagem, Filadélfia, resíduos

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo