Filadélfia começa ser afetada pelas enchentes do Rio Tocantins


https://jf1.one/QYbVz

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compartilhe


Depois de diversas cidades do Tocantins sofrer as consequências de grandes volume de chuva neste início do ano, o município de Filadélfia começou a ser afetado com a enchente do rio e preocupa a população. As águas do Rio Tocantins está transbordando e entrando dentro da cidade através de um bueiro na orla.

A cidade de Carolina-MA que faz divisa com Filadélfia, foi a primeira a ser afetada pela a enchente do rio aqui na região. Não demorou muito para Filadélfia começar a sentir os efeitos.

Rio Tocantins sofre com enchentes em Filadélfia-TO. — Fotos: Jornal de Filadélfia

O Secretário do Meio Ambiente, Turismo e Recursos Hídricos de Filadélfia, Sávio Santos, comentou a situação ao JF. Segundo Santos, a água invadiu até o momento uma Área de Proteção Permanente (APP), onde não possui residências. Para água chegar nas residências, é preciso grande fluxo de água.

“A gente está em contato constante com Defesa Civil Estadual e estamos monitorando a nossa área aqui que é a APP. A água que está entrando no município, mas não está entrando na Área Predominamente Urbana e sim área de APP que é Área de Proteção Permanente que não tem residências, né? Até chegar as residências é precisa ser um fluxo muito grande, um volume muito grande de água. Então a gente tira foto diariamente e passa pro comando da Defesa Civil Estadual. No caso o Major Matos que é o diretor da Defesa Civil do Tocantins. Estamos em contato ai com os órgãos da Defesa Civil e outras entidades, caso ser preciso a gente estará tomando providência pra não deixar a população desamparada. Mas estamos de olho”, disse Sávio Santos.


O Secretário deixou um alerta para população, em especial para quem tem estabelecimentos próximo do rio, como bares e lanchonetes próximo do ponto da balsa e praia.

“Fica o alerta para as pessoas que tem alguma coisas na beira do lago. A água está chegando muito perto e a pessoa tem que ficar monitorando pra não ter prejuízo. No caso aqui somente a praia que tem alguma coisa que pode ser prejudicada. Toda área na beira do rio é APP, onde não pode ser feito construções”, alertou.


De acordo com a Previsão do Tempo, está previsto mais chuvas em Filadélfia ao longo da semana. A probabilidade é de 80% de chances de chover neste sábado (15) e média de 60% nos demais dias até o próximo domingo.

imagem
Fonte: weather.com — Foto: Reprodução

Tags : Enchente, rio Tocantins, Filadélfia, Carolina-MA, chuvas, defesa Civil

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo