Procon Tocantins destaca ações no Dia Mundial do Consumidor com programação especial


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Procon Tocantins destaca ações no Dia Mundial do Consumidor- Foto: Procon/Governo do Tocantins
Procon Tocantins destaca ações no Dia Mundial do Consumidor- Foto: Procon/Governo do Tocantins

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O Dia Mundial do Consumidor é comemorado anualmente no dia 15 de março e, para comemorar a data, o Procon Tocantins preparou um guia com os principais serviços do órgão, canais de acesso e também o importante papel para a sociedade.

O Procon Tocantins realiza também a Semana do Consumidor, cuja programação teve início nessa segunda-feira, 14, e prossegue até a sexta-feira, 18, nos municípios de Guaraí, Dianópolis, Gurupi, Araguaína, Porto Nacional, Colinas e Conceição do Tocantins, com orientações, blitz e palestras. A programação completa pode ser conferida em www.to.gov.br/procon.

O superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana, frisa a importância do consumidor estar sempre bem informado quanto ao atendimento do órgão de defesa do consumidor. “Sempre frisamos que o consumidor deve estar ciente de seus direitos e também dos seus deveres. Só assim ele pode se posicionar em algumas situações que envolvem o direito do consumidor. Mas além disso, esse cliente necessita de ter conhecimento também sobre os nossos serviços para conseguir resolver seu problema o mais rápido possível”, destaca Walter.

O Procon Tocantins conta com 11 Núcleos Regionais de Atendimento, no município de Palmas, onde está localizada a Superintendência (3218-6966) e o núcleo de Taquaralto (3218-6980), além de Araguaína (3414-8333), Araguatins (3474-2600), Colinas do Tocantins (3476-5150), Dianópolis (3692-1745), Guaraí (3464-4577), Gurupi (3312-2600), Paraíso do Tocantins (3361-7604), Porto Nacional (3363-5918) e Tocantinópolis (3471-3434).

Quando procurar o Procon Tocantins


Cobrança indevida, que é a cobrança de valores não contratados ou acima do especificado em contrato, descumprimento da oferta, dificuldade para trocar produtos, problemas em compras on-line, cláusulas abusivas em contratos, entre outros, são alguns dos exemplos de reclamações remetidas por consumidores ao Procon Tocantins.

Para ser atendido, o consumidor deve agendar caso tenha interesse do atendimento presencial, no site www.to.gov.br/procon , preencher todos os dados solicitados, como CPF e data de nascimento. Outra alternativa disponibilizada pelo órgão é já abrir uma reclamação on-line.

Pesquisas de preços


As pesquisas de preço têm como objetivo mostrar a variação dos valores entre um estabelecimento e outro, além de apontar o maior valor e menor comercializado, sendo elas: açougues e peixaria, cesta básica, combustível, gás de cozinha, material escolar e medicamentos. Além destas, existem as que são mais específicas em algumas datas do ano, como da ceia natalina, Dia das Crianças, Finados e Páscoa, entre outras.

Para ter acesso às pesquisas, basta acessar o site www.to.gov.br/procon, clicar na barra “SERVIÇOS”, depois em “pesquisa de preços”. Lá, o consumidor terá acesso às mais variadas pesquisas tanto da capital Palmas quanto dos núcleos presentes no interior.

Denúncia


Produtos com a validade vencida, ausência de precificação e propaganda enganosa são alguns dos motivos que o consumidor pode acionar o setor de fiscalização do Procon Tocantins. Bares, restaurantes, postos de combustíveis, supermercados e lojas são exemplos de estabelecimentos comerciais que podem receber a visita dos fiscais. Para formalizar a denúncia, o consumidor deve ligar no Disque Denúncia 151, ou enviar mensagem o Whats Denúncia (63) 99216-6840. Além desses canais, o consumidor pode também formalizar denúncias pelo site www.to.gov.br/procon.


Fonte: Secom-TO

Tags : Procon, Consumidor, Ações

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