Imagens mostram pacientes no corredor e caixas de papelão sendo usadas como 'travesseiros' no HRA


https://jflink.tk/DiLyu

Imagens mostram pacientes no corredor e caixas de papelão sendo usadas como 'travesseiros' no HRA
Caixa de papelão é usada como travesseiro por pacientes no Hospital Regional de Araguaína — Foto: Divulgação

Compartilhe


Imagens feitas por uma acompanhante neste domingo (17) mostram vários pacientes no corredor do Hospital Regional de Araguaína, norte do Tocantins. Um detalhe que aparece nas fotos também chama a atenção: caixas de papelão estão sendo usadas como 'travesseiros' por vários pacientes.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) informou que orienta pacientes sobre a utilização de itens inadequados que podem causar contaminação. Disse ainda que a maca utilizada será encaminhada para manutenção, uma vez que, encontra-se com defeito na peça que realiza a elevação do leito.

O portal G1 conversou com a instrutora de trânsito Elizalda Paiva, cuja mãe, de 72 anos, está internada na unidade. Ela relatou que muitas macas estão estragadas e que as caixas de papelão são usadas pela própria equipe de saúde para fazer a elevação do leito.

“Todas as macas têm caixas de papelão. É ruim porque são caixas que iriam para o lixo e eles [funcionários] usam para colocar na cabeça do paciente”.

imagem
Pacientes usam caixas de papelão como 'travesseiros' — Foto: Reprodução

A mãe de Elizalda tem diabetes, pressão alta e precisou procurar atendimento médico após sentir fortes dores abdominais, por causa de gases presos. A idosa deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento na última quinta-feira (14), mas o problema não foi resolvido. Neste domingo, a paciente foi encaminhada para o hospital regional.

Elizalda também informou que os acompanhantes ficam sentados em cadeiras, apertados no corredor da unidade.

“Os acompanhantes estão no corredor igual sardinhas na lata, ficamos sentados numa cadeira. Para irmos ao banheiro precisamos entrar nos quartos, procurar um banheiro disponível, tem paciente que não gosta. Enfim, não tem um banheiro específico para quem está no corredor”, lamentou.

imagem
Foto mostra pacientes no corredor do Hospital Regional de Araguaína — Foto: Reprodução


Fonte: G1/TO

Tags : Hospital, maca, caixa de papelão, travesseiro

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo