Tocantins tem menor percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais no país


https://jflink.tk/QEpsj

Tocantins é o estado com menor percentual de homossexuais ou bissexuais — Foto: Freepick/IBGE/Divulgação
Tocantins é o estado com menor percentual de homossexuais ou bissexuais — Foto: Freepick/IBGE/Divulgação

Compartilhe


O Tocantins tem o menor percentual de pessoas que se declaram homossexuais ou bissexuais no país, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Enquanto na média nacional 1,8% da população com 18 anos ou mais se identificou com essa orientação sexual, no estado a estimativa ficou em 0,6%, que corresponde a aproximadamente 7 mil pessoas.

Os dados são de 2019 e foram coletados por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). Esta é a primeira vez que o IBGE divulga estimativas relacionadas à orientação sexual da população.

Em relação às regiões do país, a maior média foi registrada no Sudeste, onde 2,1% se declararam homossexuais ou bissexuais, e a menor (1,5%), no Nordeste. O Norte, que integra o Tocantins, teve média de 1,9.

Conforme o IBGE, cerca de 2,9 milhões de pessoas se declararam homossexuais ou bissexuais, no país, em 2019. Do total de 1,1 milhão que se declarou bissexual, 65,6% eram mulheres. Por outro lado, os homens eram maioria (56,9%) no total de 1,8 milhão de pessoas que se autoidentificaram como homossexuais.

O estudo evidenciou que a imensa maioria da população brasileira se autodeclara heterossexual - 94,8% dos brasileiros assim se autoidentificaram. Mas o IBGE ponderou que "o fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por ou relação sexual com alguém do mesmo sexo".


Fonte: G1/TO

Tags : Homossexual, Bissexual, Tocantins, levantamento

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo