Trecho da BR-226 em reconstrução deve funcionar no sistema Pare e Siga para finalização do serviço
Momento que caminhão rompeu bloqueio em rodovia em obras — Foto: Reprodução
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Ao longo desta semana o trânsito no trecho da BR-226 que havia rompido entre Wanderlândia e Darcinópolis, no norte do estado, vai funcionar no sistema pare e siga para que o asfalto do trecho seja refeito. Durante o fim de semana, motoristas decidiram furar o bloqueio e passar pelo local para evitar os desvios que aumentam bastante a viagem.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que não havia liberado o trecho. Um vídeo mostra o momento em que diversos caminhões, ônibus e carros pequenos passam por cima dos cones para seguir viagem.
Durante o fim de semana tinha sido concluída a instalação do aterro com entrocamento de pedra – que consiste em instalar uma camada de pedras no trecho. No local foi montado um sistema de escoamento com três linhas de manilhas de concreto.
Para que o serviço seja concluído o trânsito deverá ser interrompido novamente. “Para tal, ao longo da próxima semana pretende implantar o sistema de PARE e SIGA para finalizar a recuperação da pista”, informou o Dnit.
Entenda
O trecho fica no km 68, entre Wanderlândia e Darcinópolis, e está bloqueado desde o dia 19 de março, quando o aterro da pista rompeu devido às chuvas fortes e acúmulo de água.
As obras de recuperação começaram no dia 25 e o prazo era de 10 dias, dependendo das condições climáticas, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O que diz o Dnit
O DNIT alerta que não havia liberado o trecho. Contudo, o Departamento informa que para poder concluir os serviços que estão sendo executados e poder liberar a pista é necessário que o tráfego de veículos seja interrompido.
Para tal, ao longo da próxima semana pretende implantar o sistema de PARE e SIGA para finalizar a recuperação da pista. Importante reforçar que os trabalhos também dependem de condições climáticas favoráveis. A autarquia frisa que não tem poder de polícia e questões relacionadas à segurança pública nas rodovias federais e de segurança no trânsito são de responsabilidade da PRF.
Fonte: G1/TO
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