Projeto PAIS foi inaugurado neste sábado em Dom Bosco; veja como foi


https://jf1.one/Fmndj

Foto: Luzivan/Jornal de Filadélfia
Foto: Luzivan/Jornal de Filadélfia

Compartilhe


Neste sábado (27) foi inaugurado, o então projeto Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS), da comunidade Dom Bosco do município de Filadélfia.

O assentamento fica aproximadamente 20 km da cidade do município de Filadélfia, o JF fez a cobertura da inauguração. O evento foi comandado pelo o presidente do projeto, o Pr. Calebe Martins.

O Sr. Prefeito de Filadélfia, Mizô Alencar juntamente com seu gestor de convênio, o Sr. Kiko Miranda marcaram presença. No evento teve presença de pastores, empresários, vereadores, padre, agrônomos, técnico agrícolas e até ex-prefeito. A estimativa era de aproximadamente 250 pessoas presentes. O clima até então, era apenas o foco no projeto.

Como foi?


imagem
Professor Cirineu — Foto: Jornal de Filadélfia

O professor Cirineu de Palmas-TO, falou sobre a importância do projeto PAIS, chegou até comparar com a história de Moisés na Bíblia. Disse que é importante produzir alimentos sem veneno (agrotóxicos), sem destruir o meio ambiente, que nenhuma terra pertence ao homem, e sim o homem e a mulher que pertence a terra e devemos cuidar, porque pra produzir precisa de vida na natureza. Durante sua palestra ele aproveitou para cutucar a empresa Ceste, que está querendo tomar as terras do assentamento de Dom Bosco.

imagem
Agrônoma Vaneuma — Foto: Jornal de Filadélfia

A agrônoma e agenciadora do Banco da Amazônia, Vaneuma, também fez sua palestra no evento. Ela se colocou a disposição para ajudar com créditos para os investimentos em projetos da agricultura na comunidade, que o presidente poderia contar com ela. Ela estava fazendo turismo por Filadélfia, ainda rasgou elogios a um dos pontos turísticos da região, a pedra encantada que fica no meio do Rio Tocantins, no distrito de cana-brava.

O Dr. Mário Paiva e o prefeito Mizô Alencar também deram suas palavras durante o evento, o prefeito Mizô Alencar se colocou a disposição do presidente do projeto para todo apoio que ele precisar, inclusive contra o Ceste.

No vídeo abaixo você pode assistir um pouco da palestra de Calebe Martins, Dr. Mário Paiva e do prefeito Mizô Alencar:
Vídeo: Jornal de Filadélfia

Teve mais...


Além das figuras acima, várias outras pessoas também deram suas palestras, entre eles, o Pe. Raimundo, o jovem engenheiro Yuri Guimarães, Judite que representa o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Mariane UFT e entre outros com foco total no projeto PAIS.

imagem
Padre Raimundo e o Pastor Calebe Martins — Foto: Divulgação

O Pe. Raimundo falou um pouco sobre a opressão e humilhação que o povo pobre passam diante dos poderosos, da falta de respeito e humilhações que a empresa Ceste vem cometendo com os proprietários dos assentamentos.

Momento constrangedor


O sr. Gibrim Silva também foi falar sua palavra, ele fugiu um pouco do foco do projeto e fez duras críticas ao Sr. Prefeito Mizô, que estava presente. Em sua fala, Gibrim reclamou da qualidade da estrada, perguntou ao prefeito, porque o secretário de agricultura do município nunca visita os assentamentos, falou sobre ameaças que tava sofrendo, disse que se não tivesse raspado as estradas, os carros não iria conseguir chegar até o assentamento e entre outras críticas. O prefeito permaneceu quieto em sua cadeira apesar das críticas. Por fim, Sr. Gibrim pediu desculpas pelas as palavras e pela a sinceridade.

imagem
Gibrim Silva, critica o prefeito durante sua palestra — Foto: Jornal de Filadélfia

Depois do clima tenso na palestra de Gibrim. Quem fez o encerramento foi o pastor José Barros com uma oração.

imagem
Pastor José Barros, encerrando com uma oração — Foto: Jornal de Filadélfia

Após o encerramento, foi servido um belo almoço a todos os convidados que compareceram.

O corte da fita


O prefeito Mizô Alencar junto ao presidente Calebe Martins, Judite e entre outras pessoas participaram da cerimônia de corte da fita.

imagem
Corte da fita — Foto: Luzivan/Jornal de Filadélfia

O projeto PAIS, é uma produção agroecológica altamente sustentável, apesar de todas as dificuldades, a produção em Dom Bosco vem superando todas as expectativas. O evento era muito esperado pelo o presidente do projeto, o qual já espera fechar contrato para poder expandir as hortaliças. As horas são irrigadas por meio de uma bomba d'água alimentadas por energia das placas solares instaladas por várias partes do assentamento.

Veja todas as fotos que foram gravadas durante o evento:

Fotos: Luzivan/Jornal de Filadélfia

Tags : Projeto PAIS, fundo Amazônia, Dom Bosco, Filadélfia, Calebe Martins, Ceste, Mizô Alencar, Agricultura

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo