Justiça Federal nega novo pedido de liberdade a Marcelo Miranda e seu irmão


https://jf1.one/5YcH0

Marcelo Miranda é ex-governador do Tocantins — Foto: Pedro Barbosa/Governo do Tocantins
Marcelo Miranda é ex-governador do Tocantins — Foto: Pedro Barbosa/Governo do Tocantins

Compartilhe


O ex-governador Marcelo Miranda (MDB) e o irmão dele, Brito Miranda Júnior, tiveram um novo pedido de liberdade negado pela Justiça Federal de Palmas nesta quarta-feira (22). A decisão é do Juiz Federal substituto João Paulo Abe. Ele negou os argumentos da defesa de excesso de prazo e falta de fundamentos para a prisão dos dois.

No documento, Abe afirma ainda ver indícios de um "possível envolvimento" do ex-governador na tentativa de intimidar o jornalista Lailton Costa, do Jornal do Tocantins, durante a apuração de uma reportagem sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo gráficas.

"O possível envolvimento dos custodiados no episódio de intimidação, praticado enquanto ambos se encontravam no cárcere [grifos do juiz], em cotejo com atos de inegável lavagem de capitais, conduzem à percepção de que as razões que ensejaram o decreto prisional dos acusados ainda se afiguram vigentes", escreveu Abe.

Os irmãos estão presos desde setembro de 2019, quando a Polícia Federal deflagrou a operação 12º Trabalho, um desdobramento da Reis do Gado. O pai dos dois, Brito Miranda, também é investigado, mas responde em liberdade em função da idade.

A defesa da família Miranda disse que a decisão é retórica e não tem nada de novo. Afirmou que vai aguardar decisões que estão pendentes em outros tribunais e disse ainda que sobre o caso de intimidação ao jornalista, a reportagem não envolveria o governo de Marcelo Miranda.

O julgamento do ex-governador, do irmão e do pai no processo da operação Reis do Gado deve começar em abril e englobar parte das acusações do Ministério Público Federal (MPF). Ao todo, os procuradores acreditam que a família pode ter desviado mais de R$ 300 milhões dos cofres públicos do Tocantins.

O ex-governador está preso em uma cela no Comando Geral da Polícia Militar. O irmão dele foi colocado em uma sala especial da Casa de Prisão Provisória de Palmas.


Fonte: G1/TO

Tags : Marcelo Miranda, corrupção, operação trabalho

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo