Nubank devolve valores debitados da NuConta e pede desculpas
A fintech Nubank devolveu os valores que foram reajustado indevidamente na NuConta de alguns dos seus clientes. Diante da polêmica, a fintech 'sumiu' com o dinheiro e colocou culpa na Caixa Econômica Federal (CEF).
Os clientes se manifestaram negativamente nas redes sociais, que levou a empresa a suspender os estornos solicitados pela a Caixa supostamente duplicado.
A fintech disse que “as devoluções foram suspensas assim que identificamos inconsistências nos dados fornecidos pela Caixa”, porém não assume a culpa.
Os clientes alegam que a culpa é do Nubank, afinal é a fintech que emite os boletos bancários para depósito no Nubank. Se você gerar dois boletos no mesmo dia com o mesmo valor, por exemplo, o código de barra do boleto não muda. Isso faz que o sistema da Caixa reconheça que esse boleto seja duplicado.
Porém uma instituição financeira não pode simplesmente sair fazendo estorno do dinheiro dos seus clientes, porque outra instituição alegou que houve pagamento duplicado, ainda mais sem apresentar provas concretas, sem uma autorização prévia do cliente ou judicial.
Nubank feriu o art.18º, I da Consolidação das Resoluções 2.878, de 26/07/2001, 2.892, de 27/09/2001, e da Circular 3.058, de 05/09/2001.
Nubank lançou uma nota explicando a situação e pediu desculpas pelo o transtorno causado. Leia abaixo a nota na íntegra:
A gente quer começar essa thread do jeito que sempre fomos com nossos clientes: transparentes. Então viemos aqui dizer que sim, tá tudo bem com a sua conta e com o Nubank também.
E aproveitamos para pedir desculpas por todo o transtorno do dia de ontem. Esta semana fomos informados que alguns boletos da Caixa Econômica Federal pagos entre abril e junho para nossas contas haviam sido creditados com quantias a mais, que deveriam ser recuperadas.
Como boa prática do mercado, começamos a corrigir esses valores, porém interrompemos ontem mesmo o ajuste devido ao grande número de clientes apontando inconsistências nas informações fornecidas pela Caixa.
Como sempre buscamos fazer o correto para os nossos clientes, devolvemos imediatamente todos os valores enquanto aguardamos o posicionamento da Caixa. Já estão todos disponíveis nas contas do Nubank.
Estamos sempre aqui por você, caso tenha mais dúvidas é só procurar nossos canais de atendimento: chat, e-mail ou telefone.
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