Governo do Tocantins fecha parceria com Embrapa para desenvolver piscicultura no Estado


https://jflink.ml/voI1W

Governo do Tocantins fecha parceria com Embrapa para desenvolver piscicultura no Estado
Foto: Divulgação/Governo do Tocantins

Compartilhe


Com o objetivo de implementar a piscicultura no estado do Tocantins e firmar parcerias, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), apresentou nesta sexta-feira, 29, para gestores municipais, estaduais e empresários ligados à temática, as atividades desenvolvidas na Primeira Unidade de Criação de Tilápias em tanques rede no Estado, localizada no município de Brejinho de Nazaré.

A titular da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida, participou do encontro, e pontuou a importância dos esclarecimentos sobre a criação de Tilápia. “A Embrapa mostrou por meio de dados, a viabilidade de aumentar módulos de produção de Tilápias em tanques-rede em reservatórios de usinas hidrelétricas do Estado, claro que obedecendo todos os protocolos de segurança exigidos por lei”. Ainda segundo a secretária, "a proposta da Embrapa vem ao encontro da política pública de consolidação da cadeia da piscicultura no Estado, dentro do conceito Tocantins Competitivo e Sustentável”, destacou a gestora.

O prefeito do município de Lajeado, Junior Bandeira, se mostrou entusiasmado com as informações apresentadas na reunião e destacou que “o município já conta com um parque aquícola que produz peixe em tanque rede, e hoje foi possível entender um pouco mais sobre esse projeto e ampliar o trabalho”. O prefeito ainda ressaltou que “essa parceria que a Embrapa oferece, disponibilizando o conhecimento e compartilhando as experiências é extremamente relevante, principalmente no que diz respeito à logística para a comercialização dos peixes”, afirmou.

Os recursos para a implantação e instalação dos equipamentos são, em parte, captados por meio de emendas parlamentares que são destinadas pela bancada federal. A chefe - geral da Embrapa, Danielle de Bem Luiz, frisou que “um dos objetivos do encontro é exatamente firmar uma parceria com os prefeitos e gestores estaduais, para juntos elaborarmos propostas de emendas para que possamos investir e obter bons resultados na piscicultura tocantinense”, concluiu.

O gestor da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, reiterou a determinação do governador Mauro Carlesse, que trata sobre as políticas públicas e as estruturas de meio ambiente, fomento, agroindústria para que possam desburocratizar o sistema, e tornar mais ágil o estabelecimento de empresas que querem investir no Tocantins. “De modo especial, a orientação é para estimular as políticas públicas voltadas ao pequeno agricultor, para que a agricultura familiar ingresse na atividade, imprimindo esforços para que as medidas ganhem escala, e consequentemente mais mercado, fazendo com que o custo de produção diminua e tenha maior lucratividade”, disse.

Compartilhando dessa parceria, o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), Fabiano Miranda cumprimentou a nova gestão da Embrapa e ressaltou a importância da participação dos gestores municipais e daqueles que participaram da construção de projetos de pesquisas para desenvolver a piscicultura no Estado e ainda por inserir os agentes que trabalham a política ambiental para conhecerem a dificuldade do produtor, e perceber o quanto a nossa legislação precisa avançar para viabilizar a piscicultura no Estado e tornar a atividade rentável e atrativa.

“Precisamos deixar o status de potencial e virar uma realidade: produzir peixe para alimentar a população. Este é o anseio do nosso governador, impulsionar a cadeia produtiva da piscicultura, especialmente da tilápia. Para isso, o governo está com uma política de crédito de R$ 10 milhões, via Agência de Fomento para viabilizar projetos de piscicultura na região de Gurupi, e o Ruraltins entra como parceiro desde a elaboração do projeto à assistência técnica da atividade ao produtor rural” finalizou.

O presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Renato Jayme, reiterou que essas medidas são compromissos do Governo do Tocantins para acelerar o desenvolvimento econômico e social do Estado. “O que compete ao Naturatins estaremos dando celeridade às atividades de licenciamento sempre observando as exigências da legislação ambiental. É válido ressaltar o trabalho de alta qualidade da produção científica que a Embrapa vem desenvolvendo, o que traz segurança para a produção da tilápia e também para os nossos recursos naturais", explicou.

Embrapa


A Embrapa é uma empresa pública de pesquisa vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Criada em 26 de abril de 1973, pelo 28º presidente do Brasil, General de Exército Emílio Garrastazu Médici, tem como objetivo o desenvolvimento de tecnologias, conhecimentos e informações técnico-científicas voltadas para a agricultura e a pecuária brasileira.

A sua atuação junto à sociedade baseia-se numa estrutura organizacional composta de Unidades de Pesquisa, Unidades de Serviços e Unidades Centrais, contando com 9.790 empregados, dos quais 2.444 são pesquisadores. Suas unidades (centros de pesquisa) estão distribuídas em quase todos os estados do Brasil e suas ações de pesquisa têm abrangência nacional.

A Embrapa compõe o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), também constituído por instituições públicas federais, estaduais, universidades, empresas privadas e fundações que, de forma cooperada, executam pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.

Participantes


Participaram do encontro representantes da Semarh, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), os empresários Pedro Iran e Pedro Paulo, além dos prefeitos do município de Filadélfia, David Bento; São Salvador, Edmar José da Cruz; Lajeado, Junior Bandeira, e o ex - prefeito do município de Peixe, José Augusto.


Fonte: Semarh/TO

Tags : Piscicultura, Embrapa, agricultura, campo, peixe, Tocantins, parceria

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo