Fraudes no auxílio emergencial: Polícia Federal cumpre mandados no interior do TO


https://jf1.one/KERhl

PF cumpre mandados de busca e apreensão no interior do Tocantins — Foto: Divulgação/Polícia Federal
PF cumpre mandados de busca e apreensão no interior do Tocantins — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Compartilhe


A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a operação 'Terceira Parcela', que investiga fraudes no pagamento do Auxílio Emergencial. Quatro mandados de busca e apreensão são cumpridos em Colinas do Tocantins, Araguanã e São Miguel do Tocantins, além de cidades de Minas Gerais, Bahia e Paraíba.

No Tocantins, cerca de 20 policiais cumprem os mandados expedidos pela 2ª Vara Criminal da Subseção Judiciária de Araguaína.

Os trabalhos buscam identificar os pagamentos indevidos e as tentativas de cadastramento irregulares para identificar a atuação de organizações criminosas que causam prejuízos aos programas assistenciais.

Segundo a apuração da polícia, a suspeita é que criminosos usavam recursos do benefício, de pessoas que não tinham solicitado a ajuda, e usavam os valores para o pagamento de boletos.

A PF informou que todos os pagamentos realizados de forma indevida serão analisados e orientou que quem recebeu parcelas sem preencher os requisitos necessários deve realizar a devolução do dinheiro. Os investigados poderão responder pelos crimes de furto mediante fraude com pena de até 8 anos de prisão.

As ações fazem parte de uma estratégia integrada. Além da PF, participam o Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU).7
As operações
A Operação 'Terceira Parcela' conta com a participação de mais de 200 policiais em todo o Brasil e é uma continuidade de outras duas operações deflagradas pela Polícia Federal no ano passado. No dia 10 de novembro a Operação “Primeira Parcela” ocorreu no Tocantins, Bahia e São Paulo. Na época foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e quatro pessoas foram presas.

No dia 10 de dezembro durante a Operação 'Segunda Parcela', a Polícia Federal enviou equipes para investigar as fraudes ao Auxílio Emergencial no Tocantins e em mais 13 estados: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba, Espírito Santo, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí e Mato Grosso do Sul.

Foram cumpridos 42 Mandados de Busca e Apreensão, 13 Mandados de Sequestro de Bens e sete pessoas foram presas.

Durante a segunda etapa da operação foi determinado o bloqueio de valores de até R$ 650 mil, em diversas contas que receberam benefícios fraudados.


Fonte: G1

Tags : Economia, auxílio emergencial, operação terceira parcela, buscas, Tocantins

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo