Projeto de reflorestamento vai usar drones e helicópteros para pulverizar sementes em áreas degradadas do TO


https://jf1.one/XuEjS

Projeto quer recuperar áreas degradadas no Parque Estadual do Cantão — Foto: Reprodução/TV Globo
Projeto quer recuperar áreas degradadas no Parque Estadual do Cantão — Foto: Reprodução/TV Globo

Compartilhe


Pesquisadores de um projeto para recuperar áreas degradas no Tocantins farão testes com o plantio de sementes a partir de helicópteros e drones. O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), informou que as aeronaves farão a dispersão em algumas regiões do Parque Estadual do Cantão. O objetivo é comprar os resultados nestas áreas com os de locais que recebem o plantio tradicional de mudas.

A iniciativa é parte da parceria do Naturatins com a Organização Não Governamental 8 Billion Trees. Até o fim do ano, a expectativa é produzir 350 mil mudas de árvores nativas do cerrado através do convênio. No ano passado, foram 50 mil mudas produzidas, principalmente nos viveiros do Parque Estadual do Lajeado.

O Cantão foi escolhido para os testes por causa da degradação existente na região. O local sofreu grandes danos pelas queimadas que em 2020 devastaram matas nativas do parque. No auge do período de seca, em setembro, foi estimado que a área atingida pelo fogo no Cantão era equivalente a mais de 10 mil campos de futebol.

"O viveiro tem uma capacidade de 352 mil mudas e é isso que nós vamos plantar. Vamos ocupar 100% do viveiro, são mudas nativas do Cerrado em especial da região do Cantão. As sementes são 50% coletadas no Parque do Lajeado e 50% no Parque do Cantão", informou o biólogo-chefe da 8 Billion Trees, Eduardo Risienho.

O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, Warley Carlos Rodrigues, falou sobre a pesquisa com a nova forma de plantio. "Pode contribuir de maneira muito positiva; nessas oportunidades a gente desenvolve os testes e vê o que mais se adequa aos nossos ambientes e além desses testes, o que for sendo positivo a nossa tendência é publicar os artigos e replicar nas demais unidades".


Fonte: G1/TO

Tags : Cantão, parque, reflorestamento, Tocantins, projeto

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo