Polícia Federal faz operação contra grupo suspeito de invadir contas bancárias para pagar boletos


https://jf1.one/hKpJD

Agentes da Polícia Federal durante cumprimento de mandados — Foto: PF/Divulgação
Agentes da Polícia Federal durante cumprimento de mandados — Foto: PF/Divulgação

Compartilhe


A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira (22) três mandados de busca e apreensão contra um grupo suspeito de realizar fraudes bancárias eletrônicas e causar prejuízos à Caixa Econômica Federal. Os investigados são empresários e crackers que supostamente invadiam contas bancárias para pagar boletos. A ação foi chamada de Operação Fifty-fifty.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas e estão sendo cumpridos em Guaraí e Pindorama do Tocantins. A operação conta com a participação de 12 policiais federais.

Durante as investigações, a Polícia Federal apurou que os empresários teriam se utilizado dos serviços de crackers - pessoas que usam conhecimentos em informática de forma desonesta - para pagar boletos fraudando o sistema bancário. A suspeita é de que os criminosos invadiam contas bancárias de terceiros e pagavam os boletos integralmente.

imagem
Polícia Federal investiga fraudes bancárias — Foto: PF/Divulgação

Os empresários tinham um lucro de 50% em cada boleto, pois pagavam somente metade dos valores aos cyberpiratas pela prestação do serviço.

Segundo a polícia, a operação busca coibir essa prática criminosa e encontrar mais provas, além de identificar a participação de outros suspeitos. Os investigados responderão pelos crimes de furto qualificado mediante fraude e estelionato.

O nome de “Fifty-fifty”, em livre tradução, “meio a meio”, refere-se à prática de repartição pela metade de encargos ou benefícios, utilizada pela associação criminosa.


Fonte: G1/TO

Tags : Crackers, boletos, fraude, caixa

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo