PM inicia o policiamento nas temporadas de praias no Tocantins


https://jf1.one/Me1aL

Foto: Jadiel Pedreira/Governo do Tocantins
Foto: Jadiel Pedreira/Governo do Tocantins

Compartilhe


A Polícia Militar do Tocantins (PM) iniciou na última sexta-feira, 28 de junho, o policiamento da temporada de praia 2019, que se estenderá até o dia 31 de julho, com o objetivo de garantir a segurança nas praias do Estado, que receberão programação oficial.

Serão desenvolvidas atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo e/ou repressivo com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais, visando garantir a segurança, o bem-estar e a tranquilidade social dos banhistas e frequentadores de um modo geral das praias tocantinenses.

No mês de julho, em todo o Tocantins, ocorrem as programações da temporada de praias na afluência dos rios Araguaia e Tocantins. Durante os fins de semana, ou até mesmo no decorrer da semana, as famílias acampam para aproveitar as diversas praias da região, como também os eventos de grande porte que atraem uma grande aglomeração de pessoas. Possibilitando assim uma maior probabilidade de ações criminosas.

O comandante geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel Jaizon Veras Barbosa, destaca que todos os esforços estão sendo realizados para que os tocantinenses e turistas que vierem ao estado possam curtir com segurança e tranquilidade a temporada de praias, tão tradicional neste período. “A comunidade terá todo o apoio da Polícia Militar e dos demais órgãos do sistema de segurança pública, nos locais onde as prefeituras realizarão a programação oficial das praias”, ressaltou o comandante geral.

Segurança nas praias

Assim como acontece todos os anos, a Polícia Militar, por meio dos Comandos de Policiamento da Capital, do Interior e Especializado, organiza um esquema de policiamento específico para o período, com apoio de policiais militares do serviço administrativo de todas as unidades, que reforçam o contingente de policiais durante a operação.

Cerca de 200 policiais militares do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar (QCG), em Palmas, também serão enviados às cidades do interior onde há a probabilidade de maior concentração de público durante a temporada. Sendo 50 policiais por final de semana nas praias onde há maior fluxo de pessoas de acordo com ranking fornecido pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Durante a Temporada de Praia 2019, a Polícia Militar atuará de forma integrada com demais órgãos e instituições envolvidas na manutenção da ordem pública e na garantia do exercício da cidadania. Os policiais militares atuarão em todas as frentes de serviço, tanto no policiamento ordinário que continua de forma efetiva, quanto no policiamento nas entradas e saídas das cidades, e ainda nas praias que receberão estrutura e investimento para a temporada. As datas de programação oficial nas praias variam conforme o planejamento feito pela Prefeitura Municipal de cada localidade.

Ações

Serão realizadas blitzen pelo Batalhão de Polícia Militar Rodoviário Estadual (BPMRED) em locais estratégicos das rodovias de acesso às cidades e às margens dos rios Tocantins e Araguaia em todo período da temporada de praia 2019, visando coibir a prática de crimes e infrações penais.

Haverá a participação dos militares no projeto Praia Consciente, através do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o qual desenvolverá atividades de policiamento de caráter preventivo, ostensivo e educativo com vistas a inibir e coibir práticas de crimes comuns e ambientais.

Será realizado o policiamento ostensivo/preventivo nas mais diversas praias tocantinenses na modalidade a pé, motorizada e embarcada.

Os policiais militares estarão trajando fardamento diferenciado, de cor verde fluorescente, para dar ainda mais destaque à presença da Polícia Militar nesta temporada de praia.


Fonte: Secom-TO

Tags : Praia, policiamento, segurança, plantão 190, PMTO

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo