Prefeito David Bento revolta moradores de Bielândia após cortar pés de Eucaliptos


https://jf1.one/IQa8m

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compartilhe


O Prefeito de Filadélfia, David Bento (Republicanos) causou revolta em boa parte dos moradores do Distrito de Bielândia, após cortar os pés de eucaliptos que ficavam no trevo do distrito, às margens da TO-222 para construção de uma praça pública no local.

A praça é um sonho da população local, porém a derrubada das árvores não foi bem aceita, uma vez que essas árvores eram um ponto de repouso para milhares de periquitos todos os dias aos fins das tardes, onde os mesmos faziam um espetáculo de revoadas que encantavam até mesmo os viajantes que passavam por Bielândia.

A revoada dos periquitos no Distrito de Bielândia já foi destaque em rede nacional há 9 anos atrás, através do programa Globo Repórter e ficou posteriormente sendo exibido durante os comerciais da Globo, no quadro Globo Natureza, durante um período. Relembre:

Vídeo: Reprodução/Rede Globo

Moradores revoltados com a atitude do prefeito, dizem que ele poderia seguir com projeto sem derrubar as árvores, assim como a prefeitura de Araguaína fez com um pé de pequi que ficava no meio da rua.

imagem
Pé de pequi preservado na pavimentação asfáltica em Araguaína. - Foto: Divulgação

Para alguns moradores, o prefeito David Bento agiu de forma autoritária ao tomar uma medida desse porte sem antes consultar a opinião da comunidade.

Vídeo foi gravado por moradores durante a derrubada das árvores, nas imagens é possível ver os pássaros fazendo suas tradicionais revoadas em volta dos pés de eucaliptos. Veja o vídeo abaixo.

Pé de eucaliptos histórico sendo derrubado pela a Prefeitura de Filadélfia em Bielândia. — Vídeo: Divulgação/WhatsApp

Essas árvores faziam parte da cultura e história desse distrito, porém foram derrubadas, diante disso e da revolta dos moradores, o prefeito David Bento pediu desculpas.

"Peço minha sinceras desculpas, pra toda comunidade de Bielândia, lugar que respeito e admiro. Mas tudo que estamos fazendo é tentando melhorar a qualidade de vida do nosso povo."

Prefeito David Bento.


A Prefeitura de Filadélfia lançou uma nota de esclarecimento sobre a situação. Leia abaixo na íntegra.

"A Prefeitura de Filadélfia, vem esclarecer alguns questionamentos sobre a ação do corte de eucaliptos no Distrito de Bielândia. A medida foi efetuada, depois de muito estudo e análise, devido à construção da Praça de Bielândia que será no mesmo local onde as árvores permaneciam.

O corte foi necessário pois as árvores apresentavam danos na base de seu tronco, comprometendo a estabilidade da mesma, com risco de queda. Além disso, havia o risco de queda de galhos secos (que ocorrem durante todo o ano). Com a finalização da praça, o ambiente terá um grande fluxo de usuários e veículos, temendo que algo pior aconteça, a medida foi tomada prezando pela segurança de todos.

É importante ressaltar que acidentes causados por quedas de eucaliptos já causaram até morte em outras cidades. Não existe nenhuma determinação legal que obrigue manter uma árvore, seja qual for, caso seu estado coloque em risco segurança de bens e pessoas. Existe uma proteção do meio ambiente em relação à poda e a supressão de forma indiscriminada de árvores que deve ser respeitada, somente se ela não acarreta nenhum dano à população.

Como medida compensatória, a Prefeitura de Filadélfia, realizará o plantio de novas árvores e Palmeiras com vocação paisagística no perímetro da praça."

Tags : Eucaliptos, Bielândia, cidade dos periquitos, Filadélfia, David Bento, cultura, história, pássaros, aves, revoada

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo