Apagão nacional: Várias cidades do Tocantins registram falta de energia
Linhas de transmissão no Tocantins distribuem energia para Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país — Foto: Celtins/Divulgação
Compartilhe
Várias cidades do Tocantins registraram falta de energia na manhã desta terça-feira (15). Em Palmas, há relatos de apagão em órgãos públicos, escolas, prédios e em todas as regiões da cidade. O apagão foi nacional.
Também houve relatos da falta de energia em Araguaína, Gurupi, Filadélfia e Paraíso, que estão entre principais cidades do Tocantins, além de outros municípios do interior.
O apagão começou por volta das 8h20 e afetou vários estados da região norte e nordeste do país, além de alguns da região sudeste. Pelo menos 12 estados e o Distrito Federal foram afetados.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) que houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional que interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados.
A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte / Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos.
O que diz a Energisa
A Energisa esclarece que houve um evento externo no Sistema Interligado Nacional, que afetou o suprimento de energia em várias localidades do Brasil. Como proteção, por determinação do Operador Nacional do Sistema (ONS), foi interrompido o fornecimento de energia elétrica em territórios de sua concessão. O serviço está sendo gradualmente reestabelecido conforme a liberação da ONS.
Desde o início da ocorrência, por volta das 08h31, quando o estado foi afetado, técnicos da Energisa Tocantins atuam de forma ininterrupta no centro de operações e em contato com o Operador Nacional do Sistema.
A empresa também entrou em contato para alertar e dar suporte à hospitais e outras entidades que prestam serviços essenciais no estado.
A causa ainda será apurada. O fornecimento de energia no Tocantins já começou a ser restabelecido de forma gradativa.
Fonte: G1/TO
Carregando comentários...