MPE pede impugnação do candidato a vice-prefeito Cléber Gomes em Filadélfia


https://jf1.one/QsANi

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

Compartilhe


O Ministério Público Eleitoral (MPE) ingressou com uma ação de impugnação de registro de candidatura contra Cléber Gomes Espírito Santo, postulante ao cargo de vice-prefeito de Filadélfia na chapa liderada pelo atual prefeito, David Bento, do Progressistas.

Segundo o promotor eleitoral Pedro Jainer Passos Clarindo da Silva, Cléber Gomes está inelegível, o que o impede de disputar as eleições de 2024. Essa inelegibilidade é fundamentada no art. 1º, inciso I, alínea g, da Lei Complementar n. 64/90, que declara inelegíveis aqueles que tiveram suas contas rejeitadas por irregularidades graves, configurando ato doloso de improbidade administrativa, em decisão irrecorrível do órgão competente, exceto se a decisão for suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que ocorrerem nos 8 anos seguintes.

Conforme o MPE, Cléber Gomes, durante seu mandato como prefeito, teve diversas contas de convênios rejeitadas definitivamente pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Entre as irregularidades apontadas, o MPE destaca atos dolosos de improbidade administrativa, como facilitar ou permitir a incorporação indevida de bens ao patrimônio particular, bem como a omissão na prestação de contas obrigatória com a intenção de ocultar tais irregularidades.

No pedido de impugnação, o promotor apresentou uma lista de 10 julgamentos proferidos pelo TCU contra Cléber Gomes. Se a impugnação for aceita pela justiça, a chapa liderada por David Bento terá que indicar um novo candidato a vice-prefeito. A decisão será tomada pelo juiz da 8ª Zona Eleitoral.

Fotos: Divulgação

Tags : inelegibilidade, impugnação de candidatura, Ministério Público Eleitoral, Cléber Gomes Espírito Santo, eleições 2024, Davi Bento, Tribunal de Contas da União, improbidade administrativa, rejeição de contas

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo