Exposição da Agrotins mostra os benefícios da energia solar nas propriedades rurais


https://jf1.one/ukyCl



Compartilhe


Os visitantes da 19ª edição da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins) têm oportunidade de conhecer como funcionam equipamentos inteligentes e modernos. Um deles são as placas solares. Com elas, moradores do campo e da cidade podem aproveitar do recurso natural para economizar. (Veja o vídeo)

O engenheiro eletricista Márcio da Silva acredita no potencial da tecnologia. "Todas as atividades agrícolas são de dia. Nós estamos aproveitando a tecnologia de bombas que trabalham o dia inteiro aproveitando a energia do sol e gerando a água que a gente precisa para o gado, para a irrigação, sistemas pequenos", explicou.

A ideia é espalhar painéis solares pela propriedade com o objetivo de agilizar processos. Baterias não são instaladas e a energia é somente do sol. Uma estrutura com seis painéis custa cerca de R$ 10 mil e corresponde a energia consumida em uma conta em torno de R$ 250. Quem deseja obter a tecnologia, mas não tem todo dinheiro necessário, pode optar por financiamentos.

Uma empresa levou soluções criativas à Agrotins, como a garagem solar, que é coberta por placas de energia fotovoltaica. O engenheiro de produção, Fernando de Oliveira, diz que a ideia pode ser adaptada. "No campo você pode ter várias soluções. Então por exemplo, numa granja, para você cobrir a sua produção de aves, ou até um chiqueiro. Você já vai ter um investimento em infraestrutura e aproveita o telhado para gerar a sua própria energia", explicou.

Jorge Araújo tem uma propriedade rual e está pensando em fazer este investimento. "Um dos nossos investimentos futuramente é instalar esta tecnologia para que possa, de certa forma, economizar", conta.


Fonte: G1

Tags : Agrotins, Agricultura familiar, Mauro Carlesse, Agricultura tocantinense

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo