Araguaína volta a ter voos diretos para Palmas com operação da Gol e aeroporto modernizado


https://jf1.one/DKRgg

Pista do Aeroporto de Araguaína — Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína
Pista do Aeroporto de Araguaína — Foto: Marcos Filho Sandes/Secom Araguaína

Compartilhe


A partir desta quinta-feira (23), Araguaína volta a contar com voos diretos para Palmas, marcando um novo capítulo no transporte aéreo do norte do Tocantins. A rota será operada pela Gol Linhas Aéreas e terá frequência semanal, ampliando as opções de deslocamento e fortalecendo a integração entre as duas maiores cidades do estado.

De acordo com a prefeitura, os voos partem de Palmas às quartas, sextas e domingos, por volta das 23h55, chegando a Araguaína às 0h50. No sentido contrário, as aeronaves decolam de Araguaína às 2h45, aos sábados, segundas e quintas, pousando na capital por volta das 3h45. Além da rota direta, também serão oferecidas conexões com Brasília (DF), permitindo acesso facilitado a grandes centros urbanos.

O gerente do aeroporto da capital, Silvio Nogueira, destacou que a novidade representa um marco para a aviação regional:

“A operação direta entre os dois aeroportos amplia as possibilidades de deslocamento, impulsiona o turismo e fortalece os negócios locais. Os passageiros de Araguaína e região passam a ter acesso facilitado aos grandes centros urbanos do país, por meio das conexões disponíveis em Palmas.”


Modernização do aeroporto


A retomada dos voos foi possível após a conclusão das obras de modernização do Aeroporto de Araguaína, que passou a ter estrutura para receber aeronaves de grande porte. O investimento incluiu a instalação de um novo sistema de drenagem de pista, limpeza e adequação da área de segurança, poda e remoção de árvores, nivelamento das cabeceiras e proteção vegetal lateral com plantio de grama.

Além disso, foram realizadas melhorias técnicas com a instalação do Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão (PAPI) e da Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA), ambos validados pelo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA) e pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV).

Retomada após hiato


Voos de longa distância não eram operados a partir de Araguaína desde abril de 2024, obrigando os passageiros a se deslocarem até Palmas, Imperatriz (MA) ou Marabá (PA) para embarcar. Agora, com a nova rota, a cidade volta a se conectar diretamente com a capital, fortalecendo o turismo, os negócios e a mobilidade da população.

Uma conquista estratégica para o norte do Tocantins, conectando pessoas, fortalecendo sonhos e impulsionando o desenvolvimento regional.

Tags : Araguaína, Palmas, voos diretos, Gol Linhas Aéreas, aeroporto, modernização, turismo, economia, Tocantins, transporte aéreo

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo