Saiba quais foram os 8 acordos bilaterais entre Brasil e Emirados Árabe Unidos


https://jf1.one/41H99

Jair Bolsonaro, durante visita ao Palácio do Governo (Qsar Al Watan) - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Jair Bolsonaro, durante visita ao Palácio do Governo (Qsar Al Watan) - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR

Compartilhe


O presidente Jair Bolsonaro e comitiva foram recebidos, neste domingo (27) no Palácio de Governo, pelo Xeique Mohammed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos (EAU), onde foram firmados atos de interesse mútuos.

Conheça os acordos firmados


1- Cooperação e assistência mútua em matéria aduaneira

O acordo pretende prestar assistência mútua na prevenção, combate e investigação de infrações aduaneiras para garantir segurança e fluidez na cadeia logística do comércio entre Brasil e os Emirados Árabes Unidos. Além disso, haverá troca de informações sobre assuntos de sua competência, tais como valoração aduaneira, regras de origem e classificação tarifária.

2- Troca e proteção mútua de informações

O projeto estabelece, entre outros assuntos, equivalência dos níveis de classificação, medidas de proteção, regras de acesso e transmissão de informações classificadas, bem como providências relacionadas ao vazamento de dados sigilosos ao abrigo do instrumento.

3- Parceria estratégica

O objetivo é estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de iniciativas de alto nível nas áreas de paz e segurança; de cooperação econômica, especialmente em comércio, investimento, indústria, infraestrutura, agricultura, transporte e espaço exterior; de cooperação energética e articulação de mecanismos conjuntos no campos do turismo, cultura e esportes.

4- Inteligência artificial

Parceria pretende desenvolver iniciativas entre instituições tecnológicas de ambos os países na área de inteligência artificial por meio do desenvolvimento de programas de pesquisas básicas e aplicadas, realização de projetos conjuntos e participações em eventos

5- Setor de Defesa

Cooperação vai financiar projetos considerados prioritários pelos governos do Brasil e dos Emirados Árabes Unidos, dentro do território brasileiro, voltados para o desenvolvimento da cooperação em capacidade industrial de defesa entre os dois países.

6- Comercialização de produtos de Defesa

Estabelece diretrizes para parceria estratégica entre o Brasil e os Emirados Árabes relacionada ao desenvolvimento, produção e comercialização de produtos de defesa

7- Negócios

Visa intercambiar informação sobre o ambiente de negócio e oportunidades de investimentos nos dois países por meio de compartilhamento de experiências e de melhores práticas com vistas a despertar o interesse das suas companhias locais em estabelecer ou expandir atividades no território do outro país.

8- Conservação da biodiversidade

Promoverá a cooperação bilateral entre os dois países nas áreas de conservação ambiental e de espécies ameaçadas desenvolver iniciativas em ecoturismo, avaliação dos serviços ecossistêmicos, entre outras.

Em seu Twitter, Bolsonaro agradece aos EAU pela a maneira que enxerga o Brasil e cutucou os governantes anteriores por terem jogado o país na lama:


Fonte: Governo Federal

Tags : Acordos internacionais, Jair Bolsonaro, Emirados Árabe

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo