Está descartada a suspeita de coronavírus em paciente internado em Porto Nacional
A suspeita de novo coronavírus no paciente internado em Porto Nacional, na região central do Tocantins, foi descartada. O alemão de 33 anos foi diagnosticado com o vírus H1N1. Ele segue em isolamento no Hospital Regional de Porto Nacional e não será transferido para o Hospital Geral de Palmas. A filha de 11 meses do paciente também apresentou sintomas e foi internada.
Os exames do paciente foram feitos no Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (Lacen), em Palmas. A filha dele também terá amostras recolhidas para exames, mas a suspeita é de que ela tenha a mesma doença porque teve contato com o pai antes da internação. Os dois vão ficar juntos, porém isolados de outros pacientes. O estado de saúde deles é estável.
A suspeita surgiu porque o paciente saiu inicialmente de Frankfurt, na Alemanha, e poderia ter contraído alguma infecção durante a viagem de São Paulo para o Tocantins.
A Secretaria não informou se o homem esteve na China ou em algum país com caso de coronavírus confirmado. Ele tinha se sentido mal na sexta-feira (31) e deu entrada no hospital com quadro de síndrome respiratória.
O Governo do Tocantins explicou que todos os exames foram feitos seguindo recomendações do Ministério da Saúde, de acordo com os protocolos internacionais. "Desde o alerta emitido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o Tocantins desenvolveu o Plano Estadual de Contingência e está preparado para investigar possíveis casos do novo Coronavírus no Estado".
O caso do paciente de Porto Nacional não chegou a entrar na lista de casos suspeitos do Ministério da Saúde. Segundo a última atualização, ao meio-dia desta segunda-feira (3), são 15 casos suspeitos em cinco estados brasileiros. Ainda não há nenhum caso confirmado e 12 foram descartados.
Fonte: G1/TO
Carregando comentários...