Mauro Carlesse suspende aulas nas redes públicas para prevenir contra o coronavírus


https://jf1.one/JzFIx

Escola Professora Elizângela em Palmas faz parte da rede estadual — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
Escola Professora Elizângela em Palmas faz parte da rede estadual — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Compartilhe


O governador Mauro Carlesse (DEM) determinou a suspensão das aulas em toda rede pública estadual e na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) entre os dias 16 e 20 de março, na próxima semana. Conforme o governo estadual, um decreto deve ser publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (13).

A Prefeitura de Palmas informou que por enquanto vai manter as aulas da rede municipal normalmente.

Durante a manhã, em entrevista a TV Anhanguera, o secretário de saúde do estado, Edgar Tolini, chegou a dizer que não havia nenhuma "prerrogativa" para fechamento de órgãos, escolas ou cancelamento de eventos, mas disse que isso poderia ser reavaliado.

A suspensão das aulas ocorreu pouco depois de dois casos investigados em Palmas serem reconhecidos como suspeitos pelo Ministério da Saúde. O último balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, nesta sexta-feira (13), apontou que o Brasil possui 98 casos confirmados e 1,4 mil suspeitas de Covid-19.

De acordo com o governo, a suspensão pode ser prorrogada se houver comprovação da necessidade e da conveniência, considerando os próximos boletins oficiais emitidos pelos órgãos de saúde, MS e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Ao Conselho Estadual de Educação, cabe proceder às tratativas com os Municípios e instituições de ensino privado quanto à adesão à providência de que trata este Decreto", disse o estado em nota.

Segundo o governador, a ação é uma preocupação para manter a ordem pública e o bem-estar social. "O Tocantins ainda não possui confirmação de nenhum caso do novo coronavírus, mas é preciso que o governo aja [...] Sabemos que a disseminação do vírus já é realidade no país e que ações destinadas a seu enfrentamento devem ser prontamente executadas", conclui.

Orientações para a população


A Secretaria de Saúde esclareceu que permanece em vigor a orientação que as pessoas só procurem os serviços de saúde se viajarem para outros continentes e chegarem com sintomas da doença. A Diretora de Vigilância em Saúde da Semus, Marta Malheiros, disse que não há necessidade de ir às unidades de saúde caso a pessoa tenha apenas viajado para o exterior, mas não apresente sintomas.

Nesta quinta-feira (12) uma reunião foi realizada no Palácio Araguaia com o comitê de crise para prevenção do Covid-19. No Tocantins, a unidade de referência para o tratamento é o Hospital Geral de Palmas (HGP).

Conforme o secretário de saúde do estado, Edgar Tolini, no próximo dia 17 o estado vai receber 250 kits rápidos para diagnóstico da doença.


Fonte: G1/TO

Tags : Coronavírus, escolas, aulas suspensas, Tocantins, rede pública, educação

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo