O filho do prefeito Mizô Alencar também ocupa cargo na prefeitura de Filadélfia


https://jf1.one/yIWQH



Compartilhe


O Ministério Público Estadual (MPE) do Tocantins recentemente deu prazo de 10 dias úteis para que o prefeito de Filadélfia, Mizô Alencar, exonere a primeira-dama Marindalva Bento Alencar.

Para o MPE, o caso da primeira-dama configura como nepotismo em base na súmula vinculante n° 13 do STF.

O que diz a súmula:

"A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal."


O cargo que Marindalva Bento ocupa é de Secretária Municipal de Assistência Social, para a promotoria isso configura nepotismo, ainda afirma que ela não tem qualificação técnica ou experiência comprovada na administração pública para poder exercer o cargo.

Além da primeira-dama, o filho do casal, Igor Bento Alencar também possui cargo na prefeitura. O cargo ocupado por Igor Bento é de Secretário Municipal de Finanças. De acordo com as informações contidas no portal transparência de Filadelfia (https://filadelfia.to.gov.br) sua principal competência é "desenvolver ações de execução das atribuições orçamentárias, financeiras, fiscais e tributárias do município, arrecadar tributos e outras receitas municipais, realizar cadastro fiscal, rendas imobiliárias e escrituração contábil, bem como gerenciar a política de compras, administração de suprimentos e gestão de pessoas".

Embora Igor Bento tenha ensino superior, devido a isso há uma questão se ele pode ou não excecer o cargo sendo filho do prefeito.

Para tirar nossas dúvidas, consultamos dois advogados para nos falar se o caso configura ou não como nepotismo.
O primeiro disse que "sim, sem dúvidas.".
O segundo afirmou: "com certeza, nenhuma 'alta titularidade', pode deter algo que se configura como crime.".

Em relação a exoneração da primeira-dama, o MPE afirmou que adotará as medidas judiciais cabíveis caso a recomendação não seja acatada dentro do período estipulado.

O JF ressalta que o espaço está aberto para que os citados na matéria possa se manifestar. Caso queira, basta entrar em contato conosco através do e-mail redacao@jornaldefiladelfia.com.br ou pelo o WhatsApp +55 00 0 0000-0000.

Tags : Nepotismo em Filadélfia, Igor Bento Alencar, Marindalva Bento Alencar, Mizô Alencar, Nepotismo, Prefeitura de Filadélfia, Súmula vinculante 13, filho do prefeito Mizô, Ivanilzo Gonçalves Alencar

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo