Polícia Civil encerra festas clandestinas, apreende som automotivo e indicia mais de 70 pessoas por crimes contra a saúde pública


https://jf1.one/k1RZI

Veículo apreendido durante operação da Polícia Civil em Araguaína. - Foto: SSP/Governo do Tocantins
Veículo apreendido durante operação da Polícia Civil em Araguaína. - Foto: SSP/Governo do Tocantins

Compartilhe


A Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), por intermédio da 3ª Delegacia de Repressão a Crimes de Menor Potencial Ofensivo (3ª Deimpo), de Araguaína, deflagrou no último fim de semana mais uma etapa da operação de combate a crimes de perturbação do sossego e da ordem pública. Foram apreendidos uma aparelhagem de som automotivo, bem como dezenas de pessoas foram conduzidas à Central de Atendimento da Polícia Civil, por suspeitas de promover aglomerações em um balneário da cidade.

Coordenados pelo delegado-chefe da unidade especializada, Fernando Rizério Jayme, com o apoio do delegado plantonista Luís Gonzaga da Silva Neto, por volta das 3 horas do domingo, 15, os policiais civis realizaram levantamento de festas irregulares e perturbação da paz e sossego público na região das chácaras da localidade denominada de Jacuba. Na chácara São José, que fica nas imediações, ocorria um evento com utilização de aparelhagem sonora automotiva e aglomeração com grande quantidade de pessoas.

Diante dos fatos, os policiais acionaram apoio das equipes da 5ª Delegacia Plantonista da Polícia Civil e do 2° Batalhão de Polícia Militar, que compareceram até o local e diligenciaram em operação, flagrando o evento e a aglomeração. Sete pessoas e um veículo de som automotivo foram conduzidos ao plantão da PC-TO, onde foram autuados criminalmente e o veículo e a aparelhagem sonora foram apreendidos e encaminhados ao pátio municipal.

No local, todos os participantes, em torno de 40 pessoas, que se aglomeravam e sem utilização de máscaras e distanciamento social, foram identificados e autuados pelo crime previsto no Art. 268, do Código Penal, que proíbe a exposição a terceiros ao contágio de doença transmissível. 

A investigação apontou que outro veículo, mais potente, tocava na festa em uma carretinha e com utilização de DJ, mas que fugiu antes da chegada da polícia. Porém, ele foi identificado, bem como o veículo e a carretinha que transportavam o som, se tratando de um engenheiro da cidade, proprietário de uma construtora de Araguaína.

No decorrer dos trabalhos, os policiais civis efetuaram outras apreensões de veículos de som automotivo e dezenas de festas e aglomerações foram interrompidas, as quais também causavam perturbação à população, com autuações por crime de descumprimento de medida sanitária.

“Essa noite de operações resultou em aproximadamente 70 pessoas autuadas, processados criminalmente por estarem aglomerando em festas irregulares. Estamos promovendo acompanhamentos nas festas nas chácaras da região dos povoados Jacuba, Jacubinha e região e todos os envolvidos serão processados, até os proprietários dos locais. O objetivo é apreender os veículos e a aparelhagem sonora que têm sido usadas constantemente nessas chácaras, perturbando a paz e o sossego da população, pois são ouvidos por uma grande região da cidade, por vários bairros, até amanhecer o dia. Operações naquela região agora serão constantes com o objetivo de prisões em flagrante”, segundo o delegado-chefe da 3ª Deimpo, Fernando Rizério Jayme.

Denúncias podem ser realizadas por meio dos telefones 190, 197, na Departamento Municipal de Posturas (Demupe), por meio de mensagem para o número 63 9949-5394 e 99972-6133 ou confeccionado Boletim de Ocorrência na delegacia virtual, sendo que serão investigados e os responsáveis autuados criminalmente.


Fonte: Secom-TO

Tags : Festas, Araguaína, Polícia Civil, clandestina

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo