SSP -TO qualifica policiais civis para utilização de sistema eletrônico de registro de ocorrências


https://jf1.one/mc66d

Participantes posam juntos aos instrutores do curso - Foto: DICOM SSP TO
Participantes posam juntos aos instrutores do curso - Foto: DICOM SSP TO

Compartilhe


Com o intuito de promover a constante atualização dos policiais civis do Tocantins no que diz respeito as mais recentes inovações tecnológicas que auxiliam o trabalho policial, a Secretaria da Segurança Pública do Tocantins(SSP-TO) promoveu nesta semana, em Gurupi, o curso de instrução e aperfeiçoamento sobre as plataformas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (SINESPE) e da Plataforma de Procedimentos Policiais Eletrônicos (PPE). Os dois sistemas são voltados para o registro de ocorrências policiais em situações flagranciais.

O curso é ministrado pela Superintendência de Inteligênica e Estratégia da SSP, por meio de servidores do Núcleo de Gestão de Sistemas de Informações e Procedimentos Policiais (NGSIPP) e é voltado para a plena capacitação dos policiais civis que atuam na 12ª Central de Atendimento da PC-TO, em Gurupi, e na 13ª Central de Atendimento da Polícia Civil, de Alvorada.

Ao longo de três dias, uma vez que o curso teve início na última segunda-feira, dia 13, e o encerramento nesta quarta-feira, 15, cerca de 24 policiais das duas centrais de atendimento, bem como policiais de outras unidades participam do treinamento, que ocorreu no laboratório de Informática da Universidade de Gurupi (UNIRG).

PPE


O sistema PPE é fornecido pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional de Segurança e não tem qualquer tipo de custo para o Governo Estadual. O programa é uma importante ferramenta que auxilia no combate ao crime organizado, através de estatísticas extraídas dos procedimentos realizados, o que possibilita que a Polícia Civil e Polícia Militar promovam estratégias ainda mais eficientes com o objetivo de garantir a segurança da população do Tocantins.

Expectativas


Conforme ressalta o delegado-regional Joadelson Rodrigues Albuquerque, o treinamento é de grande relevância para melhor qualificar e modernizar os procedimentos policiais que são realizados no âmbito de atuação da 7ª DRPC, que compreende 17 municípios, garantindo mais celeridade na compilação de dados. Isso possibilitará um ganho significativo de tempo no atendimento a população que é a maior beneficiada.

“Sem dúvida alguma, a realização desse curso melhora de forma significativa o atendimento que é prestado a população todos os dias. É importante para que os policiais civis possam desempenhar suas funções com ainda mais qualidade e, agora, atualizados através dos sistemas utilizados pela PC-TO”.

Na oportunidade, a autoridade policial também aproveitou para agradecer a gestão da SSP-TO, na pessoa do secretário Wlademir Costa, do delegado-geral Claudemir Ferreira, da diretora de Polícia do Interior, Ana Carolina Coelho, e aos instrutores Marcos Vinícius e Alziro Bernardes por ministrarem o curso.

Segundo o chefe do NGSIPP, Alziro Bernardes, o treinamento superou todas as expectativas tendo em vista o grande número de policiais participantes que integram a área de abrangência da 7ª DRPC. “Essa capacitação visa fortalecer a utilização do sistema PPE que está disponível em todo o Estado e facilita o registro de ocorrências, bem como o trabalho policial como um todo, tendo em vista que é possível instaurar inquéritos policiais, realizar autos de prisão em flagrante, dentre outros tipos de procedimentos. É um grande auxílio na atividade policial", disse.

Para o agente de polícia civil Daniel Barbosa da Silva Filho, lotado da 12ª Central de Atendimento da Polícia Civil, o curso veio em boa hora, pois possibilitou a atualização dos conhecimentos que serão aplicados no dia a dia. “Gostaria de parabenizar o delegado-regional Joadelson e toda a gestão da Secretaria da Segurança Pública pela realização desse treinamento aqui para nós do Sul do Estado. Com certeza, os conhecimentos serão de grande valia para a efetiva aplicação em nossas atividades cotidianas”, disse.


Fonte: Secom-TO

Tags : Qualidade, polícia civil, Tocantins, eletrônico

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo