Novo programa social do governo promete beneficiar milhares de crianças


https://jf1.one/ZM4z7

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Compartilhe


O governador Mauro Carlesse (DEM) lançou nesta quinta-feira (17), o Programa Pátria Amada Mirim que entre os objetivos está capacitar milhares de crianças do Estado através da formação consciente e cidadã por meio da educação ambiental. Na oportunidade o gestor avisou que vai retirar da área de mídias, parte dos recursos a serem investidos no programa.

Programa Piloto


Por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), o programa piloto será executado na Escola Estadual Entre Rios em Palmas a partir do próximo dia 22, abordando competências científicas e práticas os estudantes serão preparados para todos os temas relacionados às Ciências Ambientais.

Para a titular da Seduc, professora Adriana Aguiar, a proposta do programa alinha teoria e prática para desenvolver e fomentar a responsabilidade socioambiental. “A proposta também tem uma perspectiva social de grande significado, ao ampliar a jornada escolar, especialmente nas comunidades em situação de vulnerabilidade e trará uma mudança no olhar da própria escola e comunidade local, por possuir características como a implantação de viveiros, que mudam para melhor as nossas cidades”, apontou.

O Programa que contará ainda com apoio da Naturatins e Ruraltins, além da Polícia Militar do Tocantins e do Corpo de Bombeiro, será desenvolvido nos 139 municípios tocantinenses, ampliando a jornada escolar no contra turno. Participarão os estudantes do ensino fundamental. Para os estudantes dos anos iniciais, as atividades serão uma vez por semana. Já os alunos dos anos finais participam duas vezes por semana.

Recursos


Em seu pronunciamento durante o lançamento do Programa, Mauro Carlesse disse que parte dos recursos destinados ao programa serão fruto de um corte de investimentos em uma área específica: “...Vamos tirar parte da mídia que é gastada em algumas situações que não tem benefício nenhum para o Estado...", disse o governador ressaltando que o uso dos referidos recursos no Programa lançado dará um retorno muito mais consistente ao ser investido na educação socio-ambiental de crianças.

O lançamento do Programa contou com a participaçào de várias lideranças do Estado, entre elas o presidente da Assembleia Legislativa, Antonio Andrade que elogiou a iniciativa do governo lembrando que o mesmo é inspirado no programa Pioneiros Mirins criado pelo ex-governador Siqueira Campos: "É o resgate de uma história para o Tocantins".

Segundo o Governo, só no primeiro ano, serão 5.500 crianças e adolescentes atendidas pelo programa. Com a expansão, a meta é beneficiar mais de 25 mil estudantes, até 2022.

Tags : Pioneiros mirins, pátria amada mirim, Tocantins, Mauro Carlesse

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo