Criação de universidade no norte do Tocantins é aprovada em comissão do senado


https://jf1.one/9iGva



Compartilhe


O projeto para criação da Universidade do Norte do Tocantins (UFNT) foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal nesta terça-feira (21). O texto ainda precisa ser aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania antes de ir para votação no plenário.

A proposta foi apresentada pelo próprio governo federal ainda em 2016 e ficou mais de dois anos parada. A nova instituição será criada a partir do desmembramento da Universidade Federal do Tocantins (UFT), com sede em Araguaína.

A UFNT deverá absorver os cursos, alunos e cargos dos campus da UFT de Araguaína e Tocantinópolis, além de criar novas unidades em Xambioá e Guaraí.

A nova instituição facilitará o desenvolvimento dos 66 municípios da região de Araguaína e do Bico do Papagaio. A relatoria do projeto no senão está sendo feita pelo senador Eduardo Gomes (MDB).

"Uma nova universidade pública, quando bem planejada, desenhada e implementada, pode mudar a história de uma região e a vida de seus moradores. Os impactos são econômicos, sociais e culturais. Além disso, é importante considerar que esses impactos não são momentâneos, mas se intensificam com o decorrer do tempo", afirmou ao site do senado.


Fonte: G1

Tags : Eduardo Gomes, UFNT, Educação, Governo Federal

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo