Com 3 casos confirmados e 12 suspeitos, Filadélfia colhe o fruto da desobediência das recomendações sanitárias
Erramos: este conteúdo foi alterado
A comunidade de Filadélfia assiste hoje a colheita dos frutos da desobediência diante das recomendações da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje (23) o município confirma 3 casos de covid-19, todos no Distrito de Bielândia.
O último boletim informativo divulgado pela a secretaria, mostra que tem 12 casos suspeitos. O que chama atenção é o número de casos monitorados. A Secretaria cansa de orientar as pessoas evitarem fazer viagens neste momento crítico da pandemia, mesmo assim muitos fazem. Já são 62 pessoas sendo monitoradas e 12 em investigação pela a vigilância sanitária.
Sem mencionar o tanto de pessoas que ainda sai pelas as ruas sem máscara, tocando nos outros, entrando na casa dos outros. Por sorte, Filadélfia não tem contaminação comunitária, é uma cidade pequena, com a colaboração da comunidade ficaria fácil controlar, poderíamos não ter casos se toda a comunidade adotassem as recomendações da secretaria de saúde.
Outro fato que chama atenção, é a contaminação comunitária que está instalada na cidade vizinha, Carolina-MA, a cidade vizinha é dividida pelo o rio Tocantins. A população de ambas cidades fazem travessias diariamente, trazendo mais risco de contaminação para Filadélfia. A grande vantagem de Filadélfia é ser uma cidade pequena e ser menos complicada de controlar, mas a partir do momento que aqui tiver contaminação comunitária por desobediência da comunidade, será muito difícil de segurar, estamos na torcida para que isso não aconteça.
Neste sexta-feira (22), o JF recebeu denúncia referente ao um grupo de vendedores de Goiânia-GO, que estavam no município oferecendo purificadores de água. Alguns vendedores estavam com suspeita real do Covid-19. Ai vejamos uma falha da fiscalização sanitária, como permitiram entrada de pessoas de tão longe e ainda com os principais sintomas do vírus? No entanto, após levarmos a denúncia para secretaria, os vigilantes agiram rapidamente e resolveram a situação, determinando que os vendedores voltassem a suas origens para da início ao tratamento recomendado pelo o protocolo do Ministério da Saúde.
Por mais que não tenha casos confirmados na região urbana de Filadélfia, não podemos relaxar. A Prefeitura Municipal também precisa agir e impor regras mais rígidas, para evitar que a situação se agrave no município. Principalmente no ponto de travessia para Carolina-MA.
A Prefeitura de Filadélfia tem fazer valer a lei. Do que adianta fazer decreto obrigando uso de máscaras e não punir quem descumpre a determinação?
O que diz o art. 268?
Art. 268: Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.
Se você for sair em caso de extrema necessidade, por favor, use máscara! Usar máscara não é vergonha e sim um ato de amor ao próximo. Fique em casa!
O título da matéria inicialmente mencionava que havia 16 casos suspeitos em Filadélfia, o correto é 12 casos. A informação foi corrigida.
Carregando comentários...