Com 3 casos confirmados e 12 suspeitos, Filadélfia colhe o fruto da desobediência das recomendações sanitárias


https://jf1.one/02c91

Arte: Divulgação
Arte: Divulgação

Compartilhe


Erramos: este conteúdo foi alterado

A comunidade de Filadélfia assiste hoje a colheita dos frutos da desobediência diante das recomendações da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje (23) o município confirma 3 casos de covid-19, todos no Distrito de Bielândia.

O último boletim informativo divulgado pela a secretaria, mostra que tem 12 casos suspeitos. O que chama atenção é o número de casos monitorados. A Secretaria cansa de orientar as pessoas evitarem fazer viagens neste momento crítico da pandemia, mesmo assim muitos fazem. Já são 62 pessoas sendo monitoradas e 12 em investigação pela a vigilância sanitária.

Sem mencionar o tanto de pessoas que ainda sai pelas as ruas sem máscara, tocando nos outros, entrando na casa dos outros. Por sorte, Filadélfia não tem contaminação comunitária, é uma cidade pequena, com a colaboração da comunidade ficaria fácil controlar, poderíamos não ter casos se toda a comunidade adotassem as recomendações da secretaria de saúde.

Outro fato que chama atenção, é a contaminação comunitária que está instalada na cidade vizinha, Carolina-MA, a cidade vizinha é dividida pelo o rio Tocantins. A população de ambas cidades fazem travessias diariamente, trazendo mais risco de contaminação para Filadélfia. A grande vantagem de Filadélfia é ser uma cidade pequena e ser menos complicada de controlar, mas a partir do momento que aqui tiver contaminação comunitária por desobediência da comunidade, será muito difícil de segurar, estamos na torcida para que isso não aconteça.

Neste sexta-feira (22), o JF recebeu denúncia referente ao um grupo de vendedores de Goiânia-GO, que estavam no município oferecendo purificadores de água. Alguns vendedores estavam com suspeita real do Covid-19. Ai vejamos uma falha da fiscalização sanitária, como permitiram entrada de pessoas de tão longe e ainda com os principais sintomas do vírus? No entanto, após levarmos a denúncia para secretaria, os vigilantes agiram rapidamente e resolveram a situação, determinando que os vendedores voltassem a suas origens para da início ao tratamento recomendado pelo o protocolo do Ministério da Saúde.

Por mais que não tenha casos confirmados na região urbana de Filadélfia, não podemos relaxar. A Prefeitura Municipal também precisa agir e impor regras mais rígidas, para evitar que a situação se agrave no município. Principalmente no ponto de travessia para Carolina-MA.

A Prefeitura de Filadélfia tem fazer valer a lei. Do que adianta fazer decreto obrigando uso de máscaras e não punir quem descumpre a determinação?

O que diz o art. 268?


Art. 268: Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa: Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.

Se você for sair em caso de extrema necessidade, por favor, use máscara! Usar máscara não é vergonha e sim um ato de amor ao próximo. Fique em casa!

Errata

O título da matéria inicialmente mencionava que havia 16 casos suspeitos em Filadélfia, o correto é 12 casos. A informação foi corrigida.
Tags : Coronavírus, covid-19, recomendações, desobediência, casos, Secretaria de Saúde, editorial

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo