Nem pandemia assusta as aglomerações políticas em Filadélfia


https://jf1.one/NLeq7

David Bento (Republicanos) e seus apoiadores fazem aglomeração em banho. – Foto: Divulgação
David Bento (Republicanos) e seus apoiadores fazem aglomeração em banho. – Foto: Divulgação

Compartilhe


Erramos: este conteúdo foi alterado

Na visão de muitas pessoas de Filadélfia, a pandemia do novo coronavírus (covid-19) que já deixou mais de 146 mil mortos em todo Brasil "acabou", não assusta mais ninguém durante a campanha eleitoral.

Fotos divulgadas nas redes sociais mostram apoiadores do candidato David Bento (Republicanos) junto ao próprio David, Neide Aparecida (Podemos), Gustavo Rodrigues (Podemos) e entre outros populares, em grande número de pessoas em um banho conhecido como encontro das águas, todos, infelizmente sem máscaras. (Veja a foto acima).

Não é a primeira vez que Filadélfia registra aglomerações políticas. A questão é: onde fica a consciência das pessoas e a preocupação dos candidatos com a saúde da população em relação a um vírus que até no momento não tem vacina e muito menos hospital no município com suporte suficiente para atender a demanda, caso haja uma nova onda de contaminação em virtude das aglomerações e desrespeitos das medidas de prevenção impostas pela as autoridades sanitárias? Hoje em dia, parece que o voto vale mais que a saúde das pessoas.

Por outro lado, o atual prefeito e candidato a reeleição, Mizô Alencar (DEM), também promoveu aglomeração após convocar uma reunião apenas com mulheres na casa do seu candidato a vice-prefeito, Chiquinho do Dantas (PP).

imagem
Aglomeração política promovida por Mizô Alencar. – Foto: Divulgação

Desta vez, os presentes usaram máscaras de proteção, assim como a disponibilidade de álcool em gel no local.

O candidato a prefeito Mario Paiva (PSL), fez uma reunião política no Distrito de Bielândia com aproximadamente 40 pessoas presentes, onde a maioria estavam usando máscaras e se distanciando um do outro.

O próprio decreto assinado pelo o prefeito em 5 de agosto proíbe esse tipo de atividade. Porém teve um novo decreto n° 298 do dia 25 de setembro que abre exceção para eventos de natureza política, eleitoral e esportiva.

A fiscalização da Secretaria Municipal de Saúde está sendo falha nesse quesito. Até agora não entraram em acordo com os candidatos e muito menos fizeram algo pra mitigar esse tipo de atividade.

No Brasil, o contágio e números de mortes estão se estabilizando, mas com as aglomerações promovidas por política, fazem que os especialistas temam uma nova grande onda de surto nos próximos meses.

De acordo com as informações do site oficial da Prefeitura de Filadélfia, o município acumula hoje, pelo o último boletim divulgado no dia 01 de outubro, 202 casos de covid acumulados, sendo 14 ativos, 185 curados, 31 suspeitos e 3 óbitos.

imagem
Boletim Epidemiológico da covid-19 em Filadélfia-TO. Foto: Divulgação/Prefeitura de Filadélfia-TO

Dos 14 pacientes infectados, 1 deles está internado e os outros 13 estão fazendo tratamento em seu domicílio.

Errata

1. Citamos que o candidato Mario Paiva (PSL) não havia feito atividades promovendo aglomeração, porém ele fez uma reunião presencial em Bielândia com a presença de aproximadamente 40 pessoas. 2. Acrescentamos a informação que o prefeito fez um novo decreto liberando reuniões políticas, eleitorais e esportivas.
Tags : Aglomeração, política, Filadélfia, David Bento, Mizô Alencar, eleições 2020, covid-19, coronavírus

Ao clicar em "comentar", você declara que leu, entendeu e concorda com nossos termos de uso e política de privacidade.

Subir para o topo